Espetáculo: Pousada Refúgio – XVIII Circuito TUSP (03/05)

3 03America/Sao_Paulo maio 03America/Sao_Paulo 2019 às20:00 - 22:00

No segundo dia, 03/05, do XVIII Circuito TUSP, teremos o espetáculo “Pousada Refúgio”, às 20 horas, no Teatro Municipal de São Carlos  “Dr. Alderico Vieira Perdigão” (Rua Sete de Setembro, 1.735, 13560-180 São Carlos).

Desde 2008, o Circuito Tusp de Teatro oferece formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, cultivando o hábito da fruição teatral entre a comunidade universitária e o público externo, com a apresentação de espetáculos e workshops gratuitos.

POUSADA REFÚGIO nos convida a rir da nossa própria catástrofe social. Oferece um agudo e sarcástico olhar para a classe média brasileira, explicitando nossos sonhos de consumo e iluminando a fragilidade das relações humanas dentro de um sistema social perverso e desigual. Mauricio de Barros foi vencedor do Prêmio APCA de Melhor ator e indicado na mesma categoria no prêmio Aplauso Brasil, e a peça indicada para Melhor Dramaturgia nos prêmios APCA, Aplauso Brasil e Shell.

Haverá conversa com os espectadores logo após os espetáculos

Pousada Refúgio | 14 anos  | 110 min
Durante um jantar comemorativo, dois casais celebraram  a compra de uma pousada em sociedade. No entanto, os detalhes escusos do negócio desencadeiam uma série de perturbadoras revelações. A trama apresenta dois casais que desejam construir um recanto no meio da natureza para fugir de suas várias crises. Durante um jantar para festejar a maquete da Pousada Refúgio, a realidade ameaça destruir o sonho do grupo. Nesse apartamento hipster, uma série de verdades sobre aquelas relações deterioradas ficam mais evidentes à medida que os convidados consomem bebidas alcoólicas. Esse desmoronamento dos sonhos e slogans publicitários prontos para uma vida melhor coloca em choque universos em busca de harmonia. Para tratar de todas essas questões, o elenco tem um trabalho intimista ao expor pouco a pouco o ridículo da nossa tragédia. A situação se passa como um plano sequência, em que a ação acontece em um único espaço e em tempo real, sem elipses ou saltos.

O diretor Pedro Granato e o dramaturgo Leonardo Cortez trabalham juntos pela primeira vez em POUSADA REFÚGIO, espetáculo que discute o descontentamento geral da classe média brasileira com a realidade do país e o desejo de abandonar tudo para viver mais perto da natureza. Mauricio de Barros foi vencedor do Prêmio APCA de “Melhor Ator” e indicado na mesma categoria no Prêmio Aplauso Brasil, e a peça indicada para “Melhor Dramaturgia” nos Prêmios APCA, Aplauso Brasil e Shell. Estreou em junho de 2018 no Sesc Pompeia, seguindo para temporadas no Teatro Vivo e Teatro Eva Herz,  apresentações nos Sescs Campinas e Araraquara e circulação pelas cidades de Bauru, Ribeirão Preto e São Carlos pelo Circuito Tusp em 2019. Teve forte aprovação de público, crítica e imprensa. O elenco traz Daniel Dottori, Glaucia Libertini, Maurício de Barros e Tatiana Thomé, além do próprio autor da peça.

Direção: Pedro Granato | Dramaturgia:  Leonardo Cortez | Elenco: Daniel Dottori, Glaucia Libertini, Leonardo Cortez, Maurício de Barros e Tatiana Thomé | Iluminação: Beto de Faria |   Figurinista: Marichilene Artisevskis | Assistência de Direção e Cenografia: Diego Dac | Assistente de cenografia: Paulo Viel | Cenotécnico: José Roberto Tomasim | Fotos: Ana Alexandrino |  Logotipo do espetáculo: Lucas Sancho | Produção: Contorno Produções e Pequeno Ato | Coordenação Geral: Pedro Granato | Direção de Produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez

Realização:
Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP
Pró-Reitoria de Cultura e extensão – PRCEU

Apoio Cultural:
Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e extensão da USP
Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Prefeitura do Campus USP de São Carlos
Centro Cultural da USP São Carlos

Espetáculo: Pousada Refúgio
Data: 03/05/2019
Horário: 20h