XVIII Circuito TUSP de Teatro – 2 a 4/05

2 02America/Sao_Paulo maio 02America/Sao_Paulo 2019 às20:00 - 4 04America/Sao_Paulo maio 04America/Sao_Paulo 2019 às22:00

XVIII CIRCUITO TUSP DE TEATRO

Desde 2008, o Circuito Tusp de Teatro oferece formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, cultivando o hábito da fruição teatral entre a comunidade universitária e o público externo, com a apresentação de espetáculos e workshops gratuitos.

Em 2019 o Teatro da USP, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e extensão da USP,  completa dez anos de atuação no interior do estado, tendo firmado sede nos campi de Bauru, Ribeirão Preto e São Carlos, além de uma marcante passagem pelas cidades de Piracicaba e Pirassununga.

Apenas uma dentre as inúmeras ações culturais realizadas pelo Teatro da USP nestes dez anos de atuação, o Circuito TUSP de Teatro é sem dúvida nossa principal ação de difusão de espetáculos de pesquisa. Foram inúmeros os formatos experimentados até chegarmos ao atual, o de apresentações sequenciais uma vez ao semestre, em um único espaço cultural da cidade, com a intenção de aproximar o espectador local de produções teatrais de qualidade que propiciem o encontro, o debate, o fervor artístico, e evidenciem uma formação teatral de ponta.

Nesta sua 18ª edição, o Circuito TUSP traz ao interior três espetáculos selecionados dentre os 200 inscritos por edital, numa clara perspectiva de democratização das artes cênicas. O intuito aqui foi oferecer uma prospecção estética sobre o tema da identidade, em três recortes muito claros: SPACE INVADERS, da Cia do Fubá, evoca o lugar da juventude na sociedade contemporânea, em uma sensível e bonita alegoria a partir de um clássico do videogame. POUSADA REFÚGIO oferece um agudo e sarcástico olhar sobre a classe média brasileira e nos convida a rir de nossa própria catástrofe social. MAZZAROPI, UM SONHADOR, da Cia das Águas, revisita a história de Mazzaropi, numa bela homenagem a um artista ímpar: interiorano, caipira, palhaço, forjado sob as lonas do circo, e que ganhou justo reconhecimento no cinema.

Os espetáculos escolhidos nos contam relevantes histórias a partir de três lugares sociais distintos – o jovem contemporâneo, a classe média urbana, o caipira do estado de São Paulo. E nesse sentido, nos propõem um deslocamento da situação social que ocupamos para refletirmos a partir de um outro ponto de vista: o de nosso vizinho.

Haverá conversa com os espectadores logo após os espetáculos na cidade de São Carlos.

Todos os espetáculos acontecerão no Teatro Municipal e são gratuitos. Ingressos distribuídos a partir de uma hora antes, veja abaixo:

São Carlos

02/05 – Space Invaders – 12 anos

03/05 – Pousada Refúgio – 14 anos

04/05 – Mazzaropi, um sonhador – livre

Teatro Municipal de São Carlos (404 lugares)

20h todos os dias

Distribuição de ingressos GRATUITOS:

Todos os dias 1 hora antes do espetáculo ingressos gratuitos serão distribuídos no próprio teatro (50%)

Na quinta, dia 02/5 ingressos do espetáculo “Space Invaders” serão distribuídos  no Centro Cultural da USP (ao lado do Observatório da USP) das 8h até  17h no limite de 2 por pessoa(50%)

Na sexta, dia 03/5 ingressos dos espetáculos “Pousada Refúgio” e “Mazzaropi” serão distribuídos no Centro Cultural da USP  das 8h até  17h no limite de 2 por pessoa(50%)

Realização:
Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP
Pró-Reitoria de Cultura e extensão – PRCEU

Apoio Cultural:
Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e extensão da USP
Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Prefeitura do Campus USP de São Carlos
Centro Cultural da USP São Carlos

Mais informações na página do evento.

Site do TUSP: http://www.usp.br/tusp/?portfolio=xviii-circuito-tusp-de-teatro

instagram: @tuspdesanca

facebook: https://www.facebook.com/tuspdesaocarlos/

evento: https://www.facebook.com/events/2131295416946812/