Espetáculo: Space Invaders da Cia do Fubá – XVIII Circuito TUSP (02/05)

2 02America/Sao_Paulo maio 02America/Sao_Paulo 2019 às20:00 - 22:00

Abrindo o XVIII Circuito TUSP, no dia 02/05 teremos o espetáculo “Space Invaders”, às 20 horas, no Teatro Municipal de São Carlos  “Dr. Alderico Vieira Perdigão” (Rua Sete de Setembro, 1.735, 13560-180 São Carlos).

Desde 2008, o Circuito Tusp de Teatro oferece formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, cultivando o hábito da fruição teatral entre a comunidade universitária e o público externo, com a apresentação de espetáculos e workshops gratuitos.
O intuito deste Circuito é oferecer uma prospecção estética do tema identidade, e o espetáculo SPACE INVADERS, da Cia do Fubá, habilmente evoca e respeita o lugar da juventude na sociedade contemporânea; texto e encenação lidam com temas duros e atuais, como a depressão, as questões de gênero e sexualidade, as mudanças nos núcleos familiares, usando uma bonita e sensível alegoria de um clássico jogo de videogame. Um espetáculo para ser visto pelas famílias, escolas de ensino médio e universidades. Além de ter sido finalista do Prêmio São Paulo de incentivo ao teatro infantil e jovem em cinco categorias.

Haverá conversa com os espectadores logo após os espetáculos

Space Invaders | 12 anos | 75 minutos

Space Invaders é um clássico jogo de Atari em que naves espaciais inimigas tentavam invadir a Terra. Na peça, Caio também tenta evitar uma invasão de seu mundo pelos filhos do padrasto. Enquanto Pedro, Vanessa e Luca tentam lidar com a depressão da mãe, a saudade de casa e a nova escola, Caio isola-se em seu quarto com suas HQs, as músicas de David Bowie e o antigo videogame do pai, com quem pouco conviveu. E ali decide escrever sua própria HQ, Space Invaders, onde desenha-se como um astronauta perdido sozinho no espaço, e os novos irmãos como vilões invasores que nada têm a ver com ele. Trancados juntos na mesma casa, os quatro procuram seu lugar no mundo e enfrentam o desafio de se tornarem adultos. A CIA DO FUBÁ foi fundada em 2010, dentro do Núcleo Experimental do SESI-SP, por artistas que já se conheciam da Escola de Comunicações e Artes da USP. O núcleo da cia é formado por Bruno Gavranic, Fernanda Gama e Leonardo Devitto, e tem como objetivo a pesquisa da linguagem de teatro infantil e infanto-juvenil. A Cia já criou quatro espetáculos: Que Aconteceu com Vô Quim, um espetáculo que falava sobre memórias de família e a relação entre avós e netos, e que estreou em 2011; A Menina Lia, inspirado em Matilda, de Roald Dahl, espetáculo produzido para o 16º Cultura Inglesa Festival, que venceu o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2012 na categoria Melhor Espetáculo Infanto-juvenil, e já realizou mais de 170 apresentações por todo o estado de São Paulo; Poetinha Camará, espetáculo com música ao vivo criado a partir da vida e obra de Vinicius de Moraes, que estreou em 2015 e circulou pela capital através do Prêmio Zé Renato de Teatro em 2017; e Space Invaders, nosso primeiro trabalho voltado ao publico jovem, com texto criado através do PROAC – Dramaturgia em 2016 e produzido pelo PROAC – Montagens Inéditas, que estreou em novembro de 2017 e recebeu cinco indicações ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem, incluindo Melhor Espetáculo Jovem.

Direção e Dramaturgia: Fernanda Gama | Elenco: Bruno Gavranic, Leonardo Devitto, Mateus Monteiro, Paula Bega | Iluminação: Luciano Ferreira Alves | Figurinos: Antonio Vanfill | Produção: Corpo Rastreado | Realização: Cia do Fubá | Fotos: Leekyung Kim

Sobre Space Invaders
O projeto Space Invaders contou com oficinas e leituras com adolescentes para a criação do texto, através do PROAC – Criação de Dramaturgia em 2016, e oito ensaios abertos seguidos de debates com o público jovem, entre maio e julho de 2017, com o apoio do PROAC Montagens Inéditas.
A peça estreou em novembro de 2017 no Espaço Elevador, em São Paulo, e depois seguiu para o teatro do Núcleo Experimental, em 2018.
Space Invaders foi finalista do PRÊMIO SÃO PAULO DE INCENTIVO AO TEATRO INFANTIL E JOVEM em cinco categorias: Melhor Espetáculo Jovem, Melhor Texto Original (Fernanda Gama), Melhor Cenografia (Victor Merseguel), Melhor Ator Coadjuvante (Leonardo Devitto) e Melhor Atriz Coadjuvante (Paula Bega).

Realização:
Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP
Pró-Reitoria de Cultura e extensão – PRCEU

Apoio Cultural:
Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e extensão da USP
Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Prefeitura do Campus USP de São Carlos
Centro Cultural da USP São Carlos

Espetáculo: Space Invaders
Data: 02/05/2019
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal de São Carlos  “Dr. Alderico Vieira Perdigão” (Rua Sete de Setembro, 1.735, 13560-180 São Carlos)