Espetáculo: Mazzaropi, um certo sonhador – XVIII Circuito TUSP (04/05)

4 04America/Sao_Paulo maio 04America/Sao_Paulo 2019 às20:00 - 22:00

Encerrando a programação do XVIII Circuito TUSP, no dia 04/05, teremos o espetáculo “Mazzaropi, um certo sonhador “, às 20 horas, no Teatro Municipal de São Carlos  “Dr. Alderico Vieira Perdigão” (Rua Sete de Setembro, 1.735, 13560-180 São Carlos).

Desde 2008, o Circuito Tusp de Teatro oferece formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, cultivando o hábito da fruição teatral entre a comunidade universitária e o público externo, com a apresentação de espetáculos e workshops gratuitos.

O espetáculo MAZZAROPI, UM SONHADOR, da Cia das Águas, um coletivo formado por jovens atores, da cidade de Ibirá, que representa com primor a produção teatral que ocorre fora da capital, deslocada do eixo central. O grupo revisita a história de Mazzaropi, numa justa homenagem a um artista ímpar: interiorano, caipira, palhaço, forjado sob as lonas do circo e que ganhou uma justa dimensão pelo cinema. A história é contada a partir de uma narrativa romantizada, mas não menos potente, que nos obriga a pensarmos uma das matrizes de formação da população brasileira: a matriz caipira.

Haverá conversa com os espectadores logo após os espetáculos.

Um menino e um encantamento. A infância simples entre Taubaté e São Paulo, dividida entre a casa dos pais e dos avós, na constante busca familiar por melhores condições de vida, está em cena. O menino tímido e sem graça do interior, que de caipira não teve nada, imortalizou nas telas e em nossas retinas o maior símbolo do caipira. Tornou-se o maior nome do cinema nacional e está vivo na memória coletiva dos que o conheceram e até mesmo dos que apenas ouviram falar. A Cia das Águas traz ao palco um pouco da vida e da obra deste com quem se identificou e por quem desde sempre se apaixonou. Num ir e vir catártico, o palco, a cena e a vida destes ‘jovens caipiras’ ibiraeenses liga- se à do jovem e eterno Mazzaroppi, pela pesquisa, pelo que aqui apresenta e pelo que pretende reverenciar. Uma trupe ambulante chega cantando a vida e a obra do eternizado artista popular Mazzaropi. Ao deparar-se com a história encontram a si mesmos. Este ir e vir entre a vida do artista e a realidade dos atores traz à cena um jogo poético, cantado, arrebatado e arrebatador que leva a conhecer o artista consagrado, mas principalmente ao artista adormecido em cada um de nós.

Elenco: Antonio Bucca, Laisa Anselmi, Rian Gimenes/Tiago Pereira, Victor Castioni Dramaturgia: Antônio Bucca e Clara Roncati (a partir de pesquisa do grupo) | Direção: Fabiano Amigucci | Assistente de direção: Antônio Bucca | Direção Musical: José Maria Guirado | Composições inéditas: Antônio Bucca, Laissa Anselmi, grupo (letras), José Maria Guirado, Antônio Bucca (músicas) | Musica ao vivo: José Maria Guirado| Preparação vocal: Elaine Matsumori | Figurino: Any Cardoso | Cenografia e adereços : Leonardo Bauab | Cenotécnica e Marcenaria: Marcelo Barbarotti | Iluminação: Fabiano Amigucci | Técnica de Palco: Clara Roncati | Projeto Gráfico : Leonardo Bauab | Projeto Pedagógico: Clara Roncati

Realização:
Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP
Pró-Reitoria de Cultura e extensão – PRCEU

Apoio Cultural:
Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e extensão da USP
Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Prefeitura do Campus USP de São Carlos
Centro Cultural da USP São Carlos

Espetáculo: Mazzaropi, um certo sonhador
Data: 04/05/2019
Horário: 20h