Curso de Difusão no CDCC: Ensinar Ciências por Investigação

18 18America/Sao_Paulo fevereiro 18America/Sao_Paulo 2019 às00:00 - 28 28America/Sao_Paulo fevereiro 28America/Sao_Paulo 2019 às00:00

Ensinar Ciências por Investigação: Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa

No curso constarão atividades teóricas e práticas que apresentam subsídios para a melhoria do ensino de ciências, além de propiciar reflexões sobre formas de registro e comunicação, tipos de investigações possíveis e sua articulação com outras áreas de ensino, particularmente a língua portuguesa, a matemática e as artes. No final do curso cada participante deverá entregar um relatório da aplicação de um tema de ciências com seus alunos, utilizando a proposta metodológica investigativa do Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa, de modo a considerar as reflexões realizadas nos encontros.

Serão abordados os tópicos: A proposta metodológica do programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa; A Argumentação no Ensino de Ciências, Observação e registro no Ensino de Ciências, Isolamento de variáveis e Atividade de campo como estratégia para investigação.

Objetivo:
Apresentar aos participantes a proposta metodológica do programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa, por meio de realização de atividades de ciências.

Forma: Presencial

Público: Professores e Coordenadores Pedagógicos que atuam, ou pretendem atuar, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Carga horária: 30 horas, sendo 7 encontros presenciais de 3h e 9h para aplicação e elaboração de relatório de desenvolvimento de atividade em sala de aula. Os encontros acontecerão nos dias 13, 20 e 27 de março e nos dias 03, 10, 17 e 24 de abril de 2019.

Número de vagas: 30

Período para inscrições: 18 a 28 de fevereiro de 2019

As inscrições serão realizadas por meio do preenchimento e envio da Ficha de Inscrição

Período de realização:
de 13/03/2019 a 22/05/2019 conforme o Cronograma

Critérios de seleção:
1. Ser professor ou coordenador pedagógico que esteja atuando na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental I.
2. Ser professor que possa atuar na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental I.
3. Análise da justificativa de interesse (formulário de inscrição).

Critério de aprovação: Entrega do relatório da atividade desenvolvida com os alunos e frequência mínima de 75%.

Local de realização do curso:
Centro de Divulgação Científica e Cultural – CDCC
Rua 9 de julho nº 1227 – São Carlos -SP