Vídeo da Orquestra de Câmara da USP busca dar alento na quarentena

21 21America/Sao_Paulo maio 21America/Sao_Paulo 2020

Objetivo da obra é “estimular a fé, a coragem e a união na luta contra a covid-19”

O vídeo Temos Por Quem Lutar! é o título do vídeo produzido pela Orquestra de Câmara (Ocam) do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que tem o objetivo de “estimular a fé, a coragem e a união na luta contra a covid-19”, segundo texto da Ocam divulgado no Youtube. Com pouco mais de cinco minutos de duração, ele foi apresentado no final do programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, no domingo passado, dia 17.

Ao som da toccata O Trenzinho do Caipira, das Bachianas Brasileiras Número 2, de Heitor Villa-Lobos – interpretada pela Ocam -, o vídeo traz imagens de pessoas de diferentes etnias, idades e regiões do Brasil. Negros, brancos, índios, velhos, crianças, homens e mulheres – “toda a gente brasileira pela qual devemos lutar”, de acordo com a Ocam – são mostrados para enfatizar a diversidade da sociedade brasileira.

Os mais de 40 integrantes da Ocam – estudantes do Departamento de Música da ECA – gravaram o vídeo de suas casas, tocando seus instrumentos, da forma como puderam, inclusive pelo celular. Em seguida, as imagens foram reunidas e editadas em vídeo. O resultado foi uma obra audiovisual com rica instrumentação, que inclui vozes, piano, flautas, oboés, clarinetes, fagotes, trompas, trompetes, violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, além da percussão.

O vídeo inclui palavras do líder indígena mineiro Ailton Krenak, recitadas pelo maestro Gil Jardim, diretor artístico da Ocam: “É hora de contar histórias às nossas crianças, de explicar para elas que não devem ter medo. Para combater esse vírus, temos que ter, primeiro, cuidado e, depois, coragem”, diz o texto de Krenak. E Jardim completa: “Que a arte e a cultura possam traduzir a fé, a resistência e a união de todos nessa travessia”.

Além de O Trenzinho do Caipira, Temos Por Quem Lutar! faz referência a outras obras famosas da música brasileira, como Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Andar com Fé, de Gilberto Gil, Feira de Mangaio, de Sivuca e Glorinha Gadelha, e Paula e Bebeto, de Milton Nascimento e Caetano Veloso, entre outras.

Maestro Gil Jardim, diretor artístico da Orquestra de Câmara (Ocam) da USP – Foto: Jornal da USP/USP Imagens

Assista no link ao vídeo Temos Por Quem Lutar!, produzido pela Ocam.

21 21America/Sao_Paulo maio 21America/Sao_Paulo 2020
Evento Tags: