Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Semana USP de Ciência e Tecnologia – SNCT 2019

outubro 19 - outubro 27

A edição 2019 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa no próximo dia 19/10, com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Os eventos gratuitos e abertos a todos os interessados serão realizados na USP São Carlos e no SESC.

Confira a programação completa abaixo:

Sábado, dia 19/10/2019

Feira de Ciência e Tecnologia da USP 2019
Local: Salão de Evento da USP
Horário: das 9h às 17h
Responsável: Coordenadora de Difusão Científica do CEPOF, Wilma Barrionuevo
Público-alvo: todas os interessados de todas as idades.

O CEPOF/IFSC abrirá o evento “Semana USP de Ciência e Tecnologia”, por meio da “Feira de Ciência e Tecnologia da USP 2019”. A Feira, fruto de parceria entre o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica- CEPOF e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos – DE, receberá estudantes e professores de 7 municípios vizinhos, além do público geral. No total serão mais de 80 Clubes de Ciências, criados nas escolas públicas estaduais. A Feira já é uma tradicional na região e recebe cerca de 6 mil visitantes por evento.
Em fase preparatória, os Clubes de Ciências desenvolveram, ao longo do ano, experimentos com o kit computacional Arduino e receberam capacitação ministrada pela Coordenadora de Difusão Científica do CEPOF, Dra. Wilma Barrionuevo. Nas semanas finais, o projeto teve a contribuição do INCT-InSAC, em ações promovidas pelo Prof. Marco Henrique Terra, por Rosane Aranda (SEL-EESC-USP) e por monitores ligados aos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação da USP, em uma parceria EduSCar* – Educação de Qualidade para Todos.
Além da apresentação dos alunos, a Feira contará com as seguintes atrações: o Ônibus/Laboratório Itinerante do CEPOF/ONG Mãe Natureza, com o tema “Educando sobre as águas”; o Planetário Itinerante do CEPOF, trazendo o filme sobre o nascimento do Sistema Solar; o Show da Ciência, promovido pelo Laboratório de Ensino do IFSC; a Exposição de Robótica CROB – InSAC; a oficina do IQSC: “Meu dia com abelhas nativas sem ferrão”; atividades lúdicas do SPIE Chapter, além de experimentos científicos desenvolvidos na USP.
Durante o evento os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora, coordenada pelo Professor do IFSC, Dr. Sebastião Pratavieira. Ao final, 40 Clubes serão contemplados com troféus e medalhas. Todas as escolas participantes receberão troféus.
Os Coordenadores Gerais do evento são os professores: Vanderlei Bagnato, Dirigente Débora Costa Blanco, Wilma Barrionuevo, Marilia Faustino da Silva, Sebastião Pratavieira, Euclydes Marega Jr., Claudio Bretas e professores e pesquisadores do CEPOF/IFSC/USP.

 

Oficina “Meu dia com abelhas nativas sem ferrão”
Local: Salão de Evento da USP
Parte da Feira de Ciência e Tecnologia da USP 2019
Carga horária: das 09h às 12h.
Responsável: Profa. Eny Maria Vieira (IQSC)
Público-alvo: todas os interessados de todas as idades.

A oficina tem como objetivo conscientizar o público da existência das abelhas nativas sem ferrão do Brasil, a riqueza de espécies, a estrutura do ninho e a organização social, as ameaças à sua sobrevivência e a sua importância ecológica e ambiental. Aspectos relativos ao importante trabalho de polinização e produção de alimentos serão realçados em momentos presenciais com as abelhas, como também detalhes básicos da sua biologia, docilidade e facilidade de criação, aproveitando para expor ao público a diversidade de produtos oriundos das abelhas e que podem oferecer alternativas de renda. Conhecer, cuidar, proteger e conservar as abelhas nativas sem ferrão representa “Pensar Global e Agir Local”, ou seja, o que eu posso fazer para ajudar as abelhas nativas? Na ocasião da oficina serão apresentados ninhos reais de abelhas nativas, méles de algumas espécies e demais curiosidades.

 

“Mostra de robótica CROB – InSAC”
Local: Salão de Evento da USP
Parte da Feira de Ciência e Tecnologia da USP 2019
Horário: das 9h às 17h
Responsável: Raphael Montanari (EESC)
Público-alvo: aberto ao público em geral.

O objetivo da mostra é proporcionar ao público o conhecimento dos robôs que atuam nas pesquisas e as possibilidades de facilitação das tarefas do dia-a-dia. Iremos apresentar robôs aéreos, manipuladores, robôs que jogam futebol e robôs sociais e realizar demonstrações para provar que os robôs já estão entre nós e não são “bichos de sete cabeças”, mas, pelo contrário, nos ajudam a imaginar um futuro no qual robôs façam trabalhos difíceis e pesados e nos ajudem a aumentar a produção e melhorar a qualidade de vida. O público poderá tirar dúvidas e aprender curiosidades sobre este fantástico mundo novo.

 

Segunda-feira, dia 21/10/2019

Abertura da Exposição “Peconheiros”
Local: Centro Cultural da USP
Horário: 19h
Responsável: David Sperling e Centro Cultural
Público-alvo: aberto ao público em geral.

Como parte de um projeto conduzido pela Spirit of Poland Foundation, durante uma visita de 10 dias à comunidade de Boa Vista do Acará, a equipe de designers Monika Brauntsch, Dorota Kabała e Carolina Menezes, em conjunto com a comunidade local, trabalharam a questão da segurança ao coletar o açaí. A exposição foi apresentada pela primeira vez no festival Gdynia Design Days 2017, no Museu da Casa Brasileira em 2018 e em 2019 na FAU/USP, aproxima e traz visibilidade ao trabalho dos peconheiros, além de apresentar protótipos desenvolvidos durante a estada na Amazônia, que buscam melhorar a segurança de trabalho deles.

 

XVII Semana da Química “Prof. Dr. Edson Rodrigues” (de 21 a 25 de outubro)

No período de 21 a 25 de outubro, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realiza a XXII Semana da Química “Prof. Edson Rodrigues” com o tema “Tabela periódica: 150 anos desvendando o mundo atômico”. A programação reúne palestras, minicursos, visitas técnicas, concurso, exposição e algumas surpresas para comemorar também os 25 anos do Instituto.

 

Terça-feira, dia 22/10/2019

Qual a quantidade média diária de resíduos é produzida por pessoa em São Carlos?
Horário: 19h às 21h
Local: Sala de Atividades Corporais – SESC
Resumo: A partir de amostras simuladas de lixo produzidas por diferentes famílias, será determinada a quantidade média diária de lixo por pessoa, em São Carlos. Também serão discutidos os hábitos das famílias a partir das amostras de seus lixos e o que fazer para reduzir a quantidade de resíduos gerados.
Responsável: (CDCC) – Angelina Sofia Orlandi – angelina@cdcc.usp.br

 

Caminhos das Startups
Local: Auditório da EMBRAPA Instrumentação – Rua XV de Novembro, nº 1.452, Centro, São Carlos, SP
Programação:

9h Às 12h: STARTUPS: OPORTUNIDADES E DESAFIOS EM SÃO CARLOS
14h às 17h: AÇÕES INSTITUCIONAIS NO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DE SÃO CARLOS

Resumo: A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMMACTI) de São Carlos em parceria com a Agência de Inovação da UFSCar, Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação – EESCIn/USP, Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria – CeMEAI/USP, EMBRAPA Instrumentação e SEBRAE realizam evento na Semana Nacional de Ciência de Tecnologia.

 

Quarta-feira, dia 23/10/2019

Workshop “Bioeconomia: inovando por meio da economia circular”
Local: NUMA – Departamento de Engenharia de Produção – EESC – USP
Horário: das 14h30 às 17h30
Responsável: Prof. Aldo Roberto Ometto (EESC-USP)
Público-alvo: aberto ao público em geral.

Ministrado pelo Prof. Aldo Roberto Ometto (EESC-USP), o workshop é voltado para interessados em conhecer o conceito da economia circular, que é baseado na inteligência da natureza, onde os resíduos são insumos para a produção de novos produtos, impulsionando a bioeconomia.
O workshop faz um diagnóstico das oportunidades de inovação frente a um produto da bioeconomia, propondo soluções que criem novos valores e impactem positivamente as esferas sociais, ambientais e econômicas, ou seja, o caminho da inovação para a prosperidade dos negócios no século XXI.
Inscrições em: https://forms.gle/oSyX4zwVij9qVc839
Aldo Roberto Ometto: Possui graduação em Engenharia de Produção – Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo, Pesquisador do Instituto Fábrica do Milênio e do Núcleo de Manufatura Avançada. Tem experiência na área de Engenharia do Ciclo de Vida do Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: adequação ambiental de empresas, avaliação do ciclo de vida, gestão ambiental corporativo, avaliação de impactos ambientais, ecodesign e produção mais limpa.

 

Seminário “Além da sala de aula do amanhã: o impacto da inteligência artificial na educação”
Local: Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (ICMC/USP)
Horário: das 15h às 18h
Responsável: ICMC/USP
Mais informações: icmc.usp.br/eventos/4640-alem-da-sala-de-aula-do-amanha-o-impacto-da-inteligencia-artificial-na-educacao
Palestrantes confirmados:
• André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho (USP/ICMC)
• Cláudio Fabiano Motta Toledo (USP/ICMC)
• Eduardo Mario Mendiondo (USP/EESC-SHS)
• Paulo Estevão Cruvinel (Embrapa)
• Solange Oliveira Rezende (USP/ICMC)
• Soong Moon Kang (University College London, UK)

 

Quinta-feira, 24/10/2019

Apresentação e debate do Filme: Amigo do Rei
Local: Anfiteatro Luiz Gastão de Castro Lima (EESC)
Horário: 19h30
Responsável: EESC e Centro Cultural
Público-alvo: aberto ao público em geral.

Híbrido de documentário e ficção, o filme tem como tema a maior tragédia ambiental da História do Brasil: o rompimento da barragem da Samarco em Mariana-MG e suas consequências. Acompanhando de modo ficcional o cotidiano do deputado federal Rey Naldo, nos bastidores do Congresso Nacional, o filme mostra as relações íntimas existentes entre política e mineração; ao mesmo tempo documentário investigativo e ficção alegórica, ele revela um sujeito político empresarial diluído na sociedade brasileira desde o período colonial.
A apresentação tem a parceria da Superintendência de Gestão Ambiental da USP e chama os participantes para um debate com os Professores Victor Ranieri e Marcelo Montaño do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC-USP.
Marcelo Montaño: Docente do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC/USP, coordenador do Núcleo de Estudos de Política Ambiental e orientador credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, e atualmente vice- Coordenador do curso de Engenharia Ambiental da EESC/USP e vice-Presidente Administrativo da Associação Brasileira de Avaliação de Impacto (ABAI). Tem experiência de 2 décadas em projetos de pesquisa, ensino e aplicação de instrumentos de política e planejamento ambiental, com ênfase na Avaliação de Impacto Ambiental e Avaliação Ambiental Estratégica.
Victor Eduardo Lima Ranieri: Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2000) , doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2004) e livre docência pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase na efetividade dos instrumentos de política ambiental voltados para a conservação da natureza, em especial aqueles aplicados às terras privadas.

 

Oficina – Cartilha da Cidade / Oficinas Urbanas
Horários:
16h às 18h – Oficina e Exposição
Responsável: IAU-USP
Local: Sesc São Carlos

Resumo: O objetivo central do projeto Cartilha da Cidade / Oficinas Urbanas é discutir e revelar a cidade, seus recursos e serviços, bem como seu funcionamento e práticas, prioritariamente, aos alunos de escolas públicas e de escolas de arquitetura, mas, também, para os moradores em geral. A partir da percepção de que as cidades hoje possuem dinâmicas não satisfatórias, o projeto objetiva, através de práticas interativas, transmitir o conhecimento para que crianças e jovens, se apropriem de informações e ensinamentos relativos à cidade a fim de que construam habilidades para discuti-la apropriadamente. Nesse sentido, o projeto busca contribuir para com a formação cidadã. A expectativa é de que a criança ou jovem percebam que são importantes agentes transformadores, que cada um é uma força potencial para boas práticas e transformações. Interagindo a universidade com a sociedade, o impacto estimado é de contribuição ao aprendizado e de extensão à prática cotidiana, visando expandir o indivíduo ao pensamento competente da coletividade. As oficinas buscam, através de linguagens e meios acessíveis e interativas, jogos urbanos, trazer de forma acessível e didática temas extremamente complexos, sem o objetivo de esgotá-los, mas visando estimular o olhar mais crítico e atencioso ao ambiente urbano. As oficinas são organizadas tratando os temas urbanos de forma dinâmica e lúdica para atrair os estudantes e fomentar a discussão. A proposta seria efetuar uma oficina de aproximadamente 2h, acompanhada de exposição com 6 a 8 painéis com os temas urbanos da Cartilha da Cidade: Vegetação e Arborização; Mobiliário Urbano; Energia Elétrica; Produção de Energia e Sistemas Elétricos; Iluminação Pública; Impactos Ambientais; Mobilidade; Resíduos Sólidos; Água na Cidade; Drenagem Urbana e A água que vem dos rios.
Responsável: (IAU) Miguel Antonio Buzzar e Naiara Nunes Ribeiro – naiararibeiro@usp.br

 

Sexta-feira, dia 25/10/2019

Palestra e Workshop : Design for Positive Social Impact, com Monika Brauntsch e Dorota Kabala
Local: Centro Cultural da USP
Horário: 14h às 18h
Responsável: IAU e Centro Cultural
Público-alvo: aberto ao público em geral.
Este workshop focará na resolução de problemas sociais através do design. Os participantes receberão um conjunto de problemas e serão incentivados a considerar o impacto social da abordagem de seu design, adotando os métodos usados no projeto. Os designers, juntamente com os apanhadores de frutas locais, desenvolveram os protótipos de ferramentas e acessórios para melhorar a segurança e o conforto ao subir e colher as palmeiras do açaí. O workshop é aberto a estudantes interessados em design socialmente responsável. Os participantes conhecerão o projeto Peconheiros e se envolverão em pesquisas, e desenvolvimento de conceitos e das idéias selecionadas.

Palestra: das 14 às 15hs

Workshop: das 15 às 18hs (vagas: 20 pessoas. Para participar do workshop é obrigatório assistir à palestra).
Inscrição pelo email: cultura@usp.br
Obs: A palestra e o workshop serão ministrados em inglês.

Monika Brauntsch
Fundadora da marca KAFTI, vencedora da edição polonesa do Young Creative Entrepreneur pelo British Council (2011). Co-criadora do projeto social “Peconheiros”. Fundadora da Fundação Spirit of Poland (TSOP), que realizou mais de uma dúzia de exposições em todo o mundo. Monika também realiza serviços de consultoria como Gerente de Design dentro de programas e auditorias de design.

Dorota Kabała
Designer que dirige o estúdio We design for physical culture, um membro da Fundação The Spirit of Poland. É especializada no design de equipamentos esportivos, nomeada para o prêmio Dobry Wzór (Good Design) e Design Alive Awards. Co-criadora do projeto social “Peconheiros”.

 

Sábado, dia 26/10/2019

Exposição Interativa de Ciências
Horário: 9h30 às 18h
Local: Galpão Sesc
Resumo: Como parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o CDCC/USP estará compartilhando experimentos, atividades interativas e vídeos, procurando despertar o interesse e sensibilizar a comunidade sobre questões relacionadas ao Desenvolvimento Sustentável. Dentre os temas que serão abordados estão: energia limpa, biodiversidade, consumo responsável e produção de alimentos.
Responsável: (CDCC) – Angelina Sofia Orlandi – angelina@cdcc.usp.br

 

I Festival Estudantes nas Ruas CAASO
O estudantes nas Ruas é um evento gratuito de divulgação científica dos estudantes do CAASO que mistura ciência, arte e cultura de forma divertida e acessível para todos e de toda a família.
No dia 26/10 os estudantes vão estar na Praça dos Voluntários fazendo várias atividades divertidas para trazer o que tem de melhor na universidade para a comunidade de São Carlos.
Horário: a partir das 09h
https://www.facebook.com/events/2813945111950513/

 

Domingo, dia 27/10/2019

Divulgathon: ciência sem barreiras
Horário: das 9 às 18 horas
Local: ICMC-USP

Participe de uma maratona de divulgação científica em São Carlos! Pesquisadores, comunicadores e demais interessados em atuar em prol da popularização da ciência poderão fazer apresentações rápidas e sequenciais, explicando conceitos científicos de forma descomplicada e atraente. É a primeira edição do Divulgathon, um evento público em que jurados vão avaliar as apresentações e as três melhores serão convidadas para participar da edição local do maior festival de divulgação científica do mundo, o Pint of Science, que ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2020.

Para fazer parte do Divulgathon, na tarde de domingo, 27 de outubro, você precisa se inscrever no workshop preparatório, que acontecerá sábado, 26 de outubro, das 9 às 18 horas, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

O workshop será oferecido por especialistas, sendo abordados conteúdos relacionados a divulgação e popularização da ciência bem como exercícios práticos para despertar a criatividade, aprimorar as habilidades de comunicação oral, o trabalho em equipe e a capacidade de autorreflexão dos indivíduos em relação a como fazem divulgação científica e a como poderiam fazer melhor. A participação em todos os eventos é gratuita, basta preencher o formulário abaixo. Como há apenas 70 vagas, faremos uma pré-seleção.

Mais informações e inscrições: icmc.usp.br/e/9b4a9

 

Exposição “ Bioeconomia na Arquitetura e Construção”
Horário: das 9h30 às 18h
Local: Galpão Sesc
Resumo: As pesquisas desenvolvidas no grupo HABIS tem um aspecto muito especial que alinha com a questão da sustentabilidade na construção e na arquitetura, em particular o foco dos projetos conduzidos no grupo está voltado ao uso de materiais como madeira, bambu e terra. Trata-se de materiais que podem ser 'colhidos' ou seja, podemos plantar e colher para utilizar como materiais construtivos, para tanto diversas áreas de conhecimento participam para possibilitar esse uso mais adequado deste potencial construtivo, contribuindo assim, na manutenção da capacidade de suporte do planeta e participando ativamente na redução dos impactos ambientais causados pelo setor da construção.
Responsável: (IAU) – Profa. Akemi Ino – inoakemi@sc.usp.br – iole.habis@gmail.com

 

Oficina de produção de energia eólica (30 vagas)
Horário: 11h30 às 13h
Local: Galpão Sesc
Resumo: A oficina inclui conceitos de física e dinâmica, além da construção de catavento. Voltada à crianças e adultos.
O objetivo da oficina é construir um protótipo de usina eólica com materiais recicláveis e, ao final da atividade, testar a capacidade de geração de eletricidade do protótipo. A atividade será organizada através de uma competição entre equipes.
Responsável: Prof. Fernando Martini Catalano e SEA – Semana de Engenharia Aeronáutica da EESC-USP
E-mail: catalano@sc.usp.br – Telefone: (16) 3373-8796 / 3373-9395

 

Oficina Quem Sou Eu? (20 vagas)
Horário: 14h às 15h30
Local: Galpão Sesc
Resumo: Pesquisadores utilizam os vestígios dos animais, como pegadas, para registrar a presença deles em determinado ambiente. Por exemplo, se a pegada de lobo-guará for encontrada em uma fazenda, significa que o lobo passou por ali. Nesta oficina, você irá identificar alguns modelos de pegadas de animais silvestres que vivem na nossa região utilizando um guia e reproduzi-las em gesso.
Responsável: (CDCC) – Silvia Aparecida Martins dos Santos – silvias@cdcc.usp.br

 

Evolução das Espécies (20 vagas)
Horário: 16h30 às 18h
Local: Galpão Sesc
Resumo: Esta oficina, utilizando a metodologia investigativa, tem como objetivo levar os participantes a compreenderem como as adaptações interferem na sobrevivência e perpetuação das espécies, utilizando como exemplo o caso das aves conhecidas como tentilhões das ilhas Galápagos. Para a atividades serão utilizados modelos de bicos 3D dos tentilhões rasteiros e diferentes tipos de sementes.
Responsável: (CDCC) – Silvia Aparecida Martins dos Santos – silvias@cdcc.usp.br

Detalhes

Início:
outubro 19
Final:
outubro 27
Categoria de Evento: