Feira de Ciência e Tecnologia da USP 2019 – SNCT 2019

19 19America/Sao_Paulo outubro 19America/Sao_Paulo 2019 às09:00 - 18:00

Abertura da SNCT 2019 com a Feira de Ciência e Tecnologia da USP 2019 (IFSC)

Feira de Ciência e Tecnologia da USP 2019

Data: 19/10/2019

Local: Salão de Evento da USP
Responsável: Coordenadora de Difusão Científica do CEPOF, Wilma Barrionuevo
Público-alvo: todas os interessados de todas as idades.

O CEPOF/IFSC abrirá o evento “Semana USP de Ciência e Tecnologia”, por meio da “Feira de Ciência e Tecnologia da USP 2019”. A Feira, fruto de parceria entre o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica- CEPOF e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos – DE, receberá estudantes e professores de 7 municípios vizinhos, além do público geral. No total serão mais de 80 Clubes de Ciências, criados nas escolas públicas estaduais. A Feira já é uma tradicional na região e recebe cerca de 6 mil visitantes por evento.
Em fase preparatória, os Clubes de Ciências desenvolveram, ao longo do ano, experimentos com o kit computacional Arduino e receberam capacitação ministrada pela Coordenadora de Difusão Científica do CEPOF, Dra. Wilma Barrionuevo. Nas semanas finais, o projeto teve a contribuição do INCT-InSAC, em ações promovidas pelo Prof. Marco Henrique Terra, por Rosane Aranda (SEL-EESC-USP) e por monitores ligados aos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação da USP, em uma parceria EduSCar* – Educação de Qualidade para Todos.
Além da apresentação dos alunos, a Feira contará com as seguintes atrações: o Ônibus/Laboratório Itinerante do CEPOF/ONG Mãe Natureza, com o tema “Educando sobre as águas”; o Planetário Itinerante do CEPOF, trazendo o filme sobre o nascimento do Sistema Solar; o Show da Ciência, promovido pelo Laboratório de Ensino do IFSC; a Exposição de Robótica CROB – InSAC; a oficina do IQSC: “Meu dia com abelhas nativas sem ferrão”; atividades lúdicas do SPIE Chapter, além de experimentos científicos desenvolvidos na USP.
Durante o evento os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora, coordenada pelo Professor do IFSC, Dr. Sebastião Pratavieira. Ao final, 40 Clubes serão contemplados com troféus e medalhas. Todas as escolas participantes receberão troféus.
Os Coordenadores Gerais do evento são os professores: Vanderlei Bagnato, Dirigente Débora Costa Blanco, Wilma Barrionuevo, Marilia Faustino da Silva, Sebastião Pratavieira, Euclydes Marega Jr., Claudio Bretas e professores e pesquisadores do CEPOF/IFSC/USP.

19 19America/Sao_Paulo outubro 19America/Sao_Paulo 2019