Carregando Eventos

« Todos Eventos

Quais os caminhos para exercer a cidadania digital?

novembro 3 - novembro 26

Evento on-line promovido por centro de pesquisa da USP terá participação dos principais estudiosos do tema e diversas atividades que buscam compreender o mundo conectado em que vivemos

Usar a tecnologia de forma responsável e saber os direitos e deveres dos usuários no mundo on-line são bases da educação dos cidadãos virtuais. É nesse contexto que se pode falar em uma cidadania digital, tema do evento que será realizado durante todo o mês de novembro com os principais experts do assunto e mais 50 exemplos de cidadania digital de diversos continentes, além de sete lançamentos de livros sobre a comunicação e a cidadania do terceiro milênio.

Com o tema Do Antropoceno ao Novoceno, o I Festival Internacional de Cidadania Digital é gratuito e aberto ao público e terá transmissão pelo canal do Centro de Pesquisa Atopos no Youtube. Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo formulário on-line neste link.

As atividades propostas para o evento incluem mesas-redondas, palestras, rodas de conversa, apresentações de projetos de empresas, congresso acadêmico internacional multidisciplinar, exposição de arte e workshop de alfabetização digital. Durante a programação também serão lançados o Manifesto Internacional para a Cidadania Digital, assinado por pesquisadores em atuação em diversos países (Brasil, Itália, Canadá, Portugal, México e Estados Unidos), e a Plataforma Internacional para a Cidadania Digital. O programa completo está na página do evento.

Entre os pesquisadores estrangeiros participantes estão Pierre Lévy, da Universidade de Ottawa, no Canadá; Derrick de Kerckhove, da Universidade de Toronto, também no Canadá; Cosimo Accoto, do MIT em Boston, nos Estados Unidos; Paolo Gerbaudo, do King’s College London, da Inglaterra; Selena Nemorin, da University College London, da Inglaterra; e José Bragança de Miranda, da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, entre outros nomes.

A programação também conta com a exibição de séries exclusivas de vídeos em entrevistas e o lançamento de sete obras que fazem parte da nova Coleção Cidadania Digital, da Editora Paulus, que vai traduzir e publicar as principais obras mundiais e nacionais sobre o assunto. Entre os títulos está A cidadania digital, de Massimo Di Felice, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O evento é promovido pelo Centro Internacional de Pesquisa Atopos da ECA e pela Plataforma para a Cidadania Digital (Cidig). O grupo Atopos foi criado em 2005 e hoje é uma rede internacional de pesquisa formada por estudiosos de diversas áreas e países distintos que investigam o impacto das tecnologias digitais nos diversos âmbitos da sociedade atual.

.
I Festival Internacional de Cidadania Digital – Do Antropoceno ao Novoceno
Evento com transmissão on-line
De 2 a 27 de novembro
Programação e inscrições: https://doity.com.br/i-festival-de-cidania-digital
Informações sobre o evento nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/atopos.usp
Instagram: https://www.instagram.com/atopos_usp

 

Programação

SEMANA 1
03/11 – TERÇA-FEIRA
16h00: Abertura festival

Massimo Di Felice, Thiago Franco (UFAM), Teresa Neves (UFJF), Marcella Scheneider (FAPCOM)

Mesa-redonda “Significados e teorias das novas formas de cidadania” – Massimo Di Felice (USP), Marcella Scheneider (FAPCOM), Rodolfo Scachetti (Unifesp)

19h00: Palestra “Cidadania do terceiro milênio: a cidadania das galáxias” – convidado Amâncio Friaça (USP)

04/11 – QUARTA-FEIRA
11h00: Série Códice com Barbara Carfagna (RAI/ Itália)

– Audrey Tang Ministro Digital de Taiwan
– Jaqueline Poh, secretaria do primeiro ministro de Singapore

16h00: Mesa-redonda “Net-ativismo e as novas formas de participação em rede” – Marina Magalhães (UFCG), Ian Dawsey (Atopos – ECA/USP) e Matheus Soares (Atopos – ECA/USP)

19h00: Palestra “Cidadania do terceiro milênio: a cidadania biosférica” – convidado Antônio Donato Nobre (INPE)

05/11 – QUINTA-FEIRA
11h00: Série Códice com Barbara Carfagna (RAI/ Itália)

– Hiroshi Hishiguro, artista e performer japonês
– Roger Ver, CEO Bitcoin

19h00: Palestra “Cidadania do terceiro milênio: a cidadania quântica” – convidado Osvaldo Pessoa Jr. (USP)

06/11 – SEXTA-FEIRA
11h00: Série Códice com Barbara Carfagna (RAI/ Italia)

– Sanseet Ghoudary, autor de Plataform Sociey
– Martin Sorell, diretor WPP

19h00: Palestra “Cidadania do terceiro milênio: a info-cidadania” – convidado Massimo Di Felice (USP)

07/11 – SÁBADO
10h00: Vivência de Cidadania Digital com Crianças (MOVEOnCibricity) – Eliane Schlemmer (Unisinos)

 

SEMANA 2
09/11 – SEGUNDA-FEIRA
11h00: Série Wiki Cidadania com Matheus Soares (ATOPOS – ECA/USP)

19h00: Comunicação do Terceiro Milênio: lançamento do livro Clássicos para Comunicação: Aforismos e profecia, de Marshall Mcluhan – convidado Derrick de Kerckhove (Universidade de Toronto, CA)

10/11 – TERÇA-FEIRA
11h00: Série Wiki Cidadania com Matheus Soares (Atopos – ECA/USP)

17h00: Blockchain para cidadania – Tatiana Revoredo (membro fundadora da Oxford Blockchain Foundation) e Isabella Leite (pós-graduada em Marketing pela Universidade de Londres)

19h00: Comunicação do Terceiro Milênio: lançamento Clássicos para Comunicação: Excertos, de Charles S. Pierce – convidada Lucia Santaella (PUC-SP)

11/11 – QUARTA-FEIRA
11h00: Série Wiki Cidadania com Matheus Soares (Atopos – ECA/USP)

17h00: Mesa-redonda “Net-ativismo e a complexidade das redes” – Erick Roza (Anhembi Morumbi/ Atopos USP), Marina Magalhães (UFCG), Thiago Franco (UFAM) e Alessandra Orofino (NOSSAS – Rede de Ativismo)

19h00: Comunicação do Terceiro Milênio: lançamento Clássicos para Comunicação: A Questão da Técnica, de Martin Heidegger – convidado Massimo Di Felice (USP)

12/11 – QUINTA-FEIRA
11h00: Série Wiki Cidadania com Matheus Soares (Atopos – ECA/USP)

19h00: Comunicação do Terceiro Milênio: a Comunicação Indígena – convidados a confirmar

13/11 – SEXTA-FEIRA
11h00: Série Wiki Cidadania com Matheus Soares (Atopos – ECA/USP)

17h00: Mesa-redonda “Jornalismos Possíveis, Mundos Possíveis” – Evandro Medeiros (Ufop) e Lara Linhalis (Ufop) e convidados

19h00: Mesa-redonda “Comunicação e tradução de mundos”, com a bióloga Nurit Bensusan, Evandro Medeiros (UFOP) e Lara Linhalis (Ufop)

14/11 – SÁBADO​
10h00: Vivência de Cidadania Digital com Crianças (MOVEOnCibricity) – Eliane Schlemmer (Unisinos)

 

SEMANA 3
16/11 – SEGUNDA-FEIRA
11h00: Série “Direito à saúde digital” – com Silvia Surrenti (Un.Firenze Itália)

17h00: Mesa-redonda “Ecologia da informação: big data, fake news e mundos possíveis” – com Teresa Neves (UFJF) e convidados

19h00: Lançamento Manifesto da Cidadania Digital – convidados a confirmar

17/11 – TERÇA-FEIRA
11h00: Série de vídeos Green Data, Ecologia e Mudanças Climáticas

14h00: Roda de conversa: “O comum digital – tecnologia e cidadania”

17h00: Mesa-redonda “Direito à Saúde digital”, com a Unimed

19h00: Lançamento da Plataforma de Cidadania Digital

Convidados: Pierre Levy (University of Ottawa, Canadá), Bragança de Miranda (Universidade Nova de Lisboa, Portugal), Derrick de Kerckhove (University of Toronto, Canadá), Cosimo Accoto (MIT – Massachusetts Institute of Technology, EUA), Alberto Sanchez (Universidad Autónoma Metropolitana/UAM, México), Mario Pireddu (Università degli Studi della Tuscia, Itália)

18/11 – QUARTA-FEIRA
11h00: Série Arte para Cidadania Digital – Eli Borges (Atopos/USP)

14h00: Roda de conversa: “O comum digital – tecnologia e cidadania”

17h00: Mesa-redonda “Plataforma e Governança Digital” – Erick Roza (Anhembi-Morumbi/ Atopos), Bruno Madureira (Atopos – ECA/USP) e Michelle Dias (Atopos/ ECA/USP)

19h00: Mesa-redonda: “Green Data, Ecologia e Mudanças Climáticas: o papel das empresas para a cidadania” – Rita Nardy (Atopos/UFAM), Frineia Rezende (Floresta Digital), Rachel Anon (ponteAponte)

19/11 – QUINTA-FEIRA
11h00: Série Hugo Forte (ECA/USP)

14h00: “A Cidadania Digital na África”, com Eliane Schlemmer (Unisinos) e convidados

17h00: Mesa-redonda “Transliteracia para o século XXI” – Beatrice Bonami (Atopos-ECA/USP), Ana Claudia Gomes (ECA/USP) e convidados

19h00: Mesa-redonda “Digitalização da Memória” – convidados a confirmar

 

SEMANA 4
23/11- SEGUNDA-FEIRA
11h00: Série “Paisagens pós-urbanas e o espaço do terceiro milênio”
Convidados: Fabio La Rocca (Université Paul-Valéry Montpellier III), Isabel Babo Reitora. A Universidade Lusófona do Porto (ULP), Mariella Nocenzi (Sapienza Università di Roma)

19h00: Mesa-redonda “Para além das mídias: vírus, coisas, redes, florestas e conectividade. As tendências e características da comunicação no terceiro milênio”
Convidados: Massimo Di Felice (USP), André Lemos (UFBA), Eli Borges Jr. (Atopos USP), Jean Segata (UFRS), Lucia Santaella (PUC SP), Theophilos Rifiotis (UFSC)

24/11 – TERÇA-FEIRA
11h00: Mesa-redonda “Consumo e Cidadania Digital”, com Eneus Trindade (ECA/USP), Izabela Domingues (UFPE), Patrícia Saldanha, (UFF) e Clotilde Perez (USP) com lançamento do livro Há limites para o consumo?

19h00: Mesa-redonda “Plataformas digitais e blockchain para a cidadania”, com mediação do prof. Thiago Franco (UFAM)
Convidados: Tatiana Revoredo (membro fundadora da Oxford Blockchain Foundation), Isabella Moreira Leite (pós-graduanda em Marketing pela Universidade de Londres), prof. Leandro Yanaze (Unifesp)

25/11 – QUARTA-FEIRA
11h00: “Pós-Cidades e Redes de Cidadania”, com Eliane Schlemmer (Unisinos) e convidados

17h00: Lançamento do livro Ecosofia, de Michel Maffesoli, com a participação do autor. Mesa-redonda com prof. Juremir Machado (PUC/RS), prof. Massimo Di Felice (USP), Gustavo Torrezan (SESC), Thiago Franco (UFAM).

19h00: Mesa-redonda “Linguagens da hipercomplexidade: da verdade aos mundos possíveis”, com mediação da profa. Teresa Neves (UFJF)
Convidados: Massimo Di Felice (USP), Miguel Angel Berrenechea (Unirio), Viviane Mosé (Usina Pensamento), Evandro Medeiros (Ufop)

26/11 – QUINTA-FEIRA
19h00: Mesa-redonda “Cidadania digital: plataformas e ecologias digitais, repensando a educação nos contextos online”, com mediação de Eliane Schlemmer (Unisinos)
Convidados: Mario Piredu (Unitus – Itália), Beatrice Bonami (Atopos/ USP)

27/11 – SEXTA-FEIRA
17h00: Mesa-redonda “Net-ativismo indígena e as cosmologias nas florestas” – Thiago Franco (UFAM), Eliete Pereira (Atopos/ USP), Soriany Neves (UFAM) e Alice Pataxó (UFSB)

19h00: Lançamento de livros da Coleção Cidadania Digital com participação dos autores: O mundo dado, de Comiso Accoto, e Cidadania Digital, de Massimo Di Felice (mesa-redonda com convidados)

 

Por Jornal da USP.

Detalhes

Início:
novembro 3
Final:
novembro 26
Categorias de Evento:
, ,