Jornada Científica LEAUC 2020

5 05America/Sao_Paulo novembro 05America/Sao_Paulo 2020 - 6 06America/Sao_Paulo novembro 06America/Sao_Paulo 2020

Do urbano contemporâneo: métodos e narrativas

05/11: 16hs – Palestra de Abertura

06/11 (manhã e tarde): Mesas de Debates

Facebook: @LaboratoriodeestudosLEAUC

A Jornada Científica do LEAUC é parte dos eventos acadêmicos promovidos pelo Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo, no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU- USP). A Jornada tem como objetivo constituir-se enquanto espaço de interação e diálogo com pesquisadores (internos e externos ao IAU), estabelecendo assim um espaço de formação para os pesquisadores do grupo.

Ano a ano com dinâmicas distintas, suas edições anteriores debateram as relações urbanas e a produção do espaço contemporâneo. Para esta 4º edição, a Jornada Científica propõe uma discussão dos métodos de abordagem e narrativa dos processos urbanos contemporâneos, sob o título “Do urbano contemporâneo: métodos e narrativas”.

Em 2020 o grupo vem tratando de procedimentos metodológicos e narrativas de processos de produção e de práticas socioespaciais da cidade contemporânea. Essa temática, comum à todas as pesquisas em desenvolvimento, em seus diversos estágios, busca compreender como cada método científico se aplica, contribui e é reproduzido em cada pesquisa individualmente, de modo a explorar possibilidades e construir um repertório comum para todos os pesquisadores do grupo. Dada à possibilidade de interação em meio digital, dinâmica restritiva e ao mesmo tempo libertária trazida ao centro das questões acadêmicas em 2020, propõe-se, este ano, contar com a participação de pesquisadores de 3 grupos distintos na construção do evento.

A programação da Jornada Científica de 2020 contará com uma palestra de abertura, a ser realizada no dia 05 de novembro, às 16hs, pelo Professor Carlos Tapia (Escuela Técnica Superior de Arquitectura – Universidad de Sevilla), “As Cronocartografias da Informação” – palestra essa a ser transmitida on-line pelo canal do IAU USP no YouTube.

Na continuidade, no dia 06 de novembro serão realizadas duas mesas, com a apresentação de questões das pesquisas dentro da temática proposta. As mesas serão abertas para a participação dos pesquisadores convidados, no intuito de ocasionar um espaço de formação e troca de experiência para as pesquisas em andamento.

Nas mesas, com a participação de dois debatedores (um convidado externo e um convidado interno do IAU), considera-se uma fala desses convidados seguida de apresentações sintéticas das pesquisas tendo em vista a temática do evento, as quais serão comentadas pelo professor. Tendo em vista o caráter enriquecedor do espaço proposto, em 2020 o LEAUC também convidará outros pesquisadores para apresentarem suas pesquisas. A sugestão feita é que cada professor das mesas tragam um de seus orientandos ou pesquisadores com quem trabalham para participar do evento, visando fomentar as discussões e fortalecer a troca entre os grupos, no todo. Ao final de cada mesa, ainda, ocorre um debate entre todos os pesquisadores participantes do evento, visando ampliar o escopo da discussão.

5 05America/Sao_Paulo novembro 05America/Sao_Paulo 2020
6 06America/Sao_Paulo novembro 06America/Sao_Paulo 2020