Palestra – “Altruísmo Eficaz” no ambiente universitário

16 16America/Sao_Paulo novembro 16America/Sao_Paulo 2017 às19:00 - 21:00

No dia 16/11, às 19h, no Anfiteatro de Convenções Jorge Caron, ocorrerá a palestra “Altruísmo Eficaz – Doing Good Better”, por Guilherme Samora, que propõe incentivar o empreendedorismo social de maneira que a sociedade seja beneficiada. Veja o resumo da palestra:

“Altruísmo”: conjunto das disposições humanas ou inclinações instintivas que incitam os seres humanos a se preocuparem e se dedicarem aos outros.
“Eficaz”: aquilo que é bom ou ideal para causar um resultado pretendido.
A união destes dois termos não só carrega consigo uma expressão um tanto peculiar, como designa um movimento social e uma filosofia inovadora.
A proposta da palestra “Altruísmo Eficaz – Doing Good Better” é introduzir e apresentar no ambiente universitário este movimento que ainda é pouco conhecido pela maioria de nós [estudantes], incentivando o empreendedorismo social em todos os âmbitos estudantis, mas principalmente naqueles que se dispõem a atuar de maneira benéfica à sociedade.
“Altruísmo Eficaz” é uma filosofia que se diferencia do altruísmo tradicional e até mesmo da caridade, uma vez que possui uma abordagem mais ampla, baseada em evidências, conhecimento científico-acadêmico e na razão para determinar formas mais eficazes de beneficiar ao próximo, encorajando pessoas a considerarem causas e ações que proporcionem o maior impacto positivo na sociedade, com base nos seus valores.
Esta palestra foi idealizada e proposta pelos grupos de extensão universitária Semana da Engenharia Ambiental, Projeto Sol, Capitalismo Consciente, Engenharia Ambiental Junior, AIESEC, Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais, Sanca Social e Operação Natal, contando com o apoio institucional da Escola de Engenharia de São Carlos. Tais grupos, representados por estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possuem como um de seus principais objetivos atingir a comunidade universitária e civil, tangendo temáticas sociais e atuando em prol da melhoria dos aspectos coletivos, para aqueles que mais necessitam.

“Altruísmo Eficaz – Doing Good Better” representa, então, mais uma das iniciativas estudantis no sentido de unir pessoas e motivá-las, juntando a vontade de fazer o bem ao próximo, da melhor maneira possível, com evidências e estudos que proporcionam uma atuação tenaz.

O palestrante será Guilherme Samora – empreendedor social formado em administração pelo Mackenzie. Guilherme já participou do curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais pela Fundação Itaú Social e do curso de Empreendedorismo na Califórnia. Além disso, é fundador da Plataforma “doebem”, que surgiu em 2016 a fim de conectar doadores e organizações sem fins lucrativos.
Confirme sua presença no evento do Facebook!

16 16America/Sao_Paulo novembro 16America/Sao_Paulo 2017

Anfiteatro Jorge Caron