Incubadora USP/Ipen abre inscrições para novo programa de desenvolvimento de startups

7 07America/Sao_Paulo dezembro 07America/Sao_Paulo 2022 - 31 31America/Sao_Paulo janeiro 31America/Sao_Paulo 2023

Programa DNA vai oferecer mentoria e capacitação para o desenvolvimento de negócios inovadores com critérios de diversidade para seleção de empreendedores; inscrições estão abertas até 31 de janeiro de 2023

Estão abertas até 31 de janeiro as inscrições para o Programa DNA da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo – Universidade de São Paulo e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Incubadora USP/Ipen). Serão selecionadas 30 startups de todo o Brasil para receberem mentoria e capacitação para o desenvolvimento de negócios de alto impacto positivo, intensivos em conhecimento e tecnologia. Pela primeira vez, 50% das vagas de incubação serão destinadas a mulheres, pessoas negras, pardas, com deficiência, representantes de povos originários, comunidades tradicionais e LGBTQIA+.

O programa é voltado prioritariamente para startups das seguintes áreas: Saúde, Ciências da Vida, Tecnologias Verdes, Tecnologia da Informação, Indústria 4.0 e Educação. A Incubadora USP/Ipen é a única do Brasil que tem o mais elevado nível de reconhecimento da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) – o Cerne 4 – sem ser vinculada a um parque tecnológico. A certificação atesta a excelência no desenvolvimento de negócios disruptivos de alto impacto. A gestão do ambiente é feita pelo Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec).

“O programa de incubação DNA é uma abordagem metodológica focada na criação, planejamento e desenvolvimento de empresas intensivas em conhecimento, as deeptechs. É derivado de 25 anos de experiência da entidade a partir da gestão da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo, ambiente de inovação da USP e do Ipen, somada às melhores práticas nacionais e internacionais”, destaca Felipe Maruyama, diretor de Operações do Cietec.

Para se candidatar, não é necessário ter CNPJ constituído. Basta preencher o formulário on-line.

A Banca Examinadora avaliará critérios como perfil empreendedor, mercado, inovação, finanças e gestão. O resultado do processo seletivo será divulgado em março.

Jornada empreendedora DNA

As trilhas formativas do DNA são híbridas, unindo experiências on-line e presencial. Os empreendedores terão acesso a uma metodologia única, estruturada em três ciclos: Descoberta, Negócios e Aceleração. Cada ciclo oferece capacitação adequada ao estágio de desenvolvimento da startup, combinando mentorias coletivas e individuais, workshops, aulas e outras atividades voltadas para estimular habilidades vitais para o empreendedorismo inovador. O formato foi pensado com o objetivo de entregar um valor específico para diferentes momentos da jornada empreendedora, considerando tanto a maturidade do negócio como da tecnologia.

“Um dos diferenciais do DNA é ter sido feito para desenvolver empresas intensivas em conhecimento e tecnologia. Para isso, serão realizados um acompanhamento e um monitoramento constantes para entregar serviços específicos, juntamente de uma rede de parceiros e mentores exclusivos, em atendimento às dores e demandas de mercado e da sociedade”, complementa Maruyama.

Celeiros de negócios inovadores

Hoje, 64 startups fazem parte da comunidade da Incubadora USP/Ipen. A maioria (mais de 70%) são empresas das áreas de Ciências da Vida e Tecnologias Verdes. Mais de 740 startups já passaram pela incubação ao longo de 25 anos. Entre elas destacam-se empresas que são referência no mercado, como a MagnaMed, especializada em ventilação pulmonar, e a Genera, pioneira em análise genômica.

A Incubadora USP/Ipen tem o mais alto índice de captação de verbas de fomento à pesquisa e inovação. As startups da incubadora concentram 12% do total de projetos aprovados nos editais de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Em 2021, a incubadora captou R$ 5,5 milhões em fomento para apoio à pesquisa e inovação desenvolvidas pelas empresas.

1º Batch do Programa DNA – Incubadora USP/Ipen
Inscrições: 7 de dezembro a 31 de janeiro
Como se inscrever: www.inscricoes.cietec.org.br/incubadora-usp-ipen
Divulgação do resultado: 30 de março /23