Carregando Eventos

« Todos Eventos

Curso de difusão em Estatística da USP abre inscrições

7 07America/Sao_Paulo dezembro 07America/Sao_Paulo 2022 - 10 10America/Sao_Paulo fevereiro 10America/Sao_Paulo 2023

Iniciativa será realizada em formato remoto e disponibilizará 150 vagas

 

Entre os dias 9 de janeiro e 10 de fevereiro do próximo ano, será realizado o curso de extensão Introdução à Teoria das Probabilidades, que faz parte do Programa de Verão de Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos. A iniciativa conta apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID – CeMEAI).

O curso de difusão será realizado em formato remoto, com aulas síncronas e assíncronas, o que permite a participação de interessados de outras regiões além da de São Carlos.

Será utilizado o Google Meet/Zoom para a transmissão das aulas ao vivo e plantões de atendimento durante o curso. Também serão utilizadas plataformas de hospedagem de vídeos e a plataforma de ensino a distância cursosextensao.usp.br.

As aulas serão ministradas por especialistas no conteúdo, que trarão exemplos práticos para maior aprofundamento do conteúdo. O público-alvo são os estudantes de graduação e pós-graduação de Matemática, Estatística, Matemática Aplicada, Ciências de Computação, Engenharia e afins e demais interessados.

O professor do ICMC/USP e pesquisador do CeMEAI Francisco Aparecido Rodrigues será o coordenador responsável pelo curso. A difusão terá como intuito a apresentação dos fundamentos da teoria das probabilidades com o mesmo nível de detalhamento de um curso de graduação ou de pós-graduação. Será buscada a qualificação dos estudantes que não possuam este tipo de conteúdo em sua grade curricular ou que desejem antecipar os conhecimentos fornecidos.

As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h, com carga horária total de 60h e duração de cinco semanas.

Os interessados devem realizar a inscrição através do Sistema Apolo, que também traz todos os detalhes do conteúdo programático do curso, informando seus dados pessoais e anexando os documentos solicitados. Serão ofertadas 150 vagas e a preferência inicial será pelos candidatos inscritos vinculados ao Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística UFSCar/USP (PIPGEs) na modalidade mestrado.

Em seguida, serão aceitos alunos de quaisquer instituições de ensino que estejam, de preferência, cursando pós-graduação ou graduação em áreas afins à Estatística. Será considerada a data de realização da inscrição e o upload dos documentos solicitados.

 

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br

 

Por Assessoria de Comunicação do CeMEAI

Detalhes

Início:
7 07America/Sao_Paulo dezembro 07America/Sao_Paulo 2022
Final:
fevereiro 10
Categorias de Evento:
, ,