Exposição celebra a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”

16 16America/Sao_Paulo outubro 16America/Sao_Paulo 2018 - 25 25America/Sao_Paulo outubro 25America/Sao_Paulo 2018

Exposição que busca divulgar a Declaração Universal dos Direitos Humanos será apresentada também nos campi da USP da capital e do interior – Foto: Divulgação / Prceu

O Programa USP Diversidade, que integra o USP Comunidade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, com o objetivo permanente de revigorar seu compromisso com os Direitos Humanos, a dignidade e o respeito à diversidade, lança a Exposição Itinerante “USP Diversidade nos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”.

A exposição, composta por dezesseis painéis contendo os trinta artigos da Declaração, compõe uma campanha de integração de ações em toda a Universidade para o fortalecimento do respeito aos direitos humanos e à diversidade e, por meio do ensino e da educação, corrobora e contribui para a formação cidadã do universitário como agente transformador do pensamento contemporâneo e futuro formulador de políticas públicas capazes de alcançar todas as esferas do Estado. A ação, além de revelar e fortalecer o compromisso de responsabilidade social da Universidade de São Paulo, também, dá a necessária visibilidade às boas práticas comuns à academia.

O período de exposição itinerante será de agosto a dezembro de 2018, mês em que, no dia 10, a Declaração completa seus 70 anos.

A Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-membros quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.”

Em 10 de dezembro de 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotava a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que delineia os direitos humanos básicos. Passados 70 anos, o documento ganha uma exposição comemorativa e itinerante, intitulada USP Diversidade nos 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que vai circular pelos campi da USP na capital e no interior. A iniciativa é do programa USP Diversidade, ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.

Depois de sua inauguração no Parque Cientec, a exposição segue um calendário que inclui os campi da USP Leste, Faculdade de Direito e Quadrilátero Saúde, além dos campi de Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Pirassununga e Lorena, voltando para a capital, onde finaliza o circuito em dezembro, no Edifício da Reitoria da USP. Ao longo do percurso, outros órgãos e espaços públicos poderão solicitar a sua inclusão no roteiro, que será divulgado em tempo real no site da PRCEU.

Esta ação em parceria fortalece a integração entre os diferentes Órgãos da Universidade e revigora o sentido de indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão universitária para a formação de profissionais com atitude de cidadania.

No Campus de São Carlos a exposição acontece de 16 a 21/10 no hall social do CAASO e de 22 a 25 na Biblioteca da área 2.

ITINERÂNCIA:

– 16/08 à 18/08 – Parque CienTec – PRCEU
– 21/08 à 24/08 – Campus USP Capital
– 28/08 à 31/08 – Campus USP Leste – EACH
– 04/09 à 07/09 – Campus USP quadrilátero Direito
– 11/09 à 14/09 – Campus USP quadrilátero Saúde
– 18/09 à 28/09 – Campus USP Bauru
– 02/10 à 12/10 – Campus USP Ribeirão Preto
– 16/10 à 25/10 – Campus USP São Carlos (16 a 21/10 no Hall Social do CAASO, 22 a 25/10 na Biblioteca da Área 2)
– 30/10 à 09/11 – Campus USP Piracicaba
– 13/11 à 23/11 – Campus USP Pirassununga