Semana USP de Ciência e Tecnologia 2018

16 16America/Sao_Paulo outubro 16America/Sao_Paulo 2018 - 22 22America/Sao_Paulo outubro 22America/Sao_Paulo 2018

Ciência para a Redução das Desigualdades foi o tema escolhido em 2018 para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A USP participa da programação com atividades gratuitas e aberta a todos os interessados. Esta ação é coordenada pelas Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e de Pesquisa (PRP) da USP e no Campus de São Carlos conta com a organização do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária.

Confira a programação da USP São Carlos

EXPOSIÇÃO “OS CAMINHOS DA ÁGUA DEPENDEM DE VOCÊ”

de 16 a 19 de outubro, das 08 às 18 horas, e no dia 20 de outubro das 09 às 12 horas, na sala de exposições do CDCC.
Por meio de imagens e vídeos esta exposição apresenta os caminhos percorridos pela água em vários contextos, procurando despertar o interesse e sensibilizar a comunidade sobre questões fundamentais como a sua conservação e escassez.

EXPOSIÇÃO
 “USP DIVERSIDADE NOS 70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS”

de 16 a 21 de outubro no hall social do CAASO (Área1) e de 22 a 25 de outubro na Biblioteca da área 2.
exposição, composta por dezesseis painéis contendo os trinta artigos da Declaração, compõe uma campanha de integração de ações em toda a Universidade para o fortalecimento do respeito aos direitos humanos e à diversidade.

APRESENTAÇÃO DO CORAL USP SÃO CARLOS

18 de outubro às 13 horas, no vão livre do prédio E1 da EESC
O coral começou seus ensaios em outubro de 2015 e conta com participantes da comunidade são-carlense, além de funcionários, professores e alunos do campus. A coordenação e regência do coral estão por conta do maestro Sergio Alberto de Oliveira, que também é fundador do coral da USP Ribeirão Preto.

OFICINA DE XADREZ

18 e 19 de outubro das 18h30 às 21h30, na biblioteca Achille Bassi do ICMC.
O objetivo é aprimorar o conhecimento dos que já conhecem o jogo e ensinar àqueles que gostariam de aprender.

MOSTRA HABIS – PROJETOS DE HABITAÇÃO SOCIAL

19 de outubro, às 9h30min, no IAU – Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Mostra de modelos reduzidos (maquetes) de 8 projetos construídos em madeira destinados a habitação popular e edifícios institucionais. Serão expostos na sede do grupo de pesquisa HABIS do IAU USP, sediada no Campus 1 da USP São Carlos. O local da exposição também é um edifício experimental construído em 1998 com técnica de madeira e terra, são tecnologias que permitem construir casas mais saudáveis com custos acessíveis.

OFICINA PROGRAMAÇÃO DESPLUGADA

19 de outubro com três turmas nos horários:  das 9 às 10 horas; das 10 às 11 horas e das 11 às 12 horas, no terceiro andar da Biblioteca Achille Bassi, no bloco 2 do ICMC
A proposta dessa atividade é ensinar a lógica da programação a crianças e jovens sem que, para isso, seja necessário usar um computador. Como serão oferecidas atividades para três turmas com, no máximo, 30 participantes cada, é preciso optar por um dos três horários disponíveis (9 às 10 horas; 10 às 11 horas; 11 às 12 horas) no momento de fazer a inscrição, que pode ser realizada individualmente ou em grupo, por meio deste link: www.icmc.usp.br/e/15758. A oficina é aberta à participação de crianças a partir de 5 anos até jovens de 15 anos.

SEMINÁRIO DE COISAS LEGAIS
19 de outubro, às 13h13, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC.
Apresentado pela aluna de graduação Amanda Figur que falará sobre “Problemas de tirar o chapéu”.

OFICINAS URBANAS
19 de outubro, às 14 horas, no Centro Cultural.
Através de jogo interativo, considerando os princípios de tecnologia social, onde a solução de problemas depende da participação ativa dos envolvidos, busca -se informar os participantes da oficina do funcionamento e dimensões que compõem a vida na cidade. Desta forma, pretende-se contribuir para a formação de cidadãos através do (re)conhecimento dos agentes urbanos, da legislação, dos sistemas e redes urbanas.

FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
21 de outubro das 10 às 18 horas, Salão de Eventos da USP.
Promovida pelo Instituto de Física de São Carlos, a feira conta com visitação ao planetário e atividades de robótica e ciência interativa.
Clique aqui para mais informações

Confira a programação geral da USP

16 16America/Sao_Paulo outubro 16America/Sao_Paulo 2018
22 22America/Sao_Paulo outubro 22America/Sao_Paulo 2018