Curso gratuito de programação para meninas: USP abre inscrições para novas turmas

20 20America/Sao_Paulo dezembro 20America/Sao_Paulo 2021 - 22 22America/Sao_Paulo janeiro 22America/Sao_Paulo 2022

“O curso Meninas Programadoras do ICMC é maravilhoso! As professoras e os monitores são extremamente atenciosos e colaborativos. Os conceitos que são aprendidos nas aulas e praticados em exercícios são extremamente relevantes. O curso me proporcionou muito conhecimento e uma identificação com a área que eu não esperava. Amei”.

É assim que a estudante Bárbara Bugiga resume a experiência vivenciada ao participar da terceira turma do curso online e gratuito Meninas Programadoras, oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, em novembro e dezembro deste ano.

As inscrições para a primeira turma de 2022 já estão abertas. O objetivo da iniciativa é desenvolver habilidades iniciais de programação e resolução de problemas, além de motivar as estudantes a ingressarem na carreira de computação.

Podem se inscrever alunas a partir do ensino médio e que se identifiquem com o gênero feminino ou não-binário. Para participar do curso, basta ter um computador com acesso à internet.

As atividades da primeira turma de 2022 terão início no dia 8 de janeiro, e as inscrições podem ser realizadas até 3 de janeiro. Já a segunda turma começará as aulas no dia 5 de fevereiro, e as inscrições devem ser efetuadas de 9 a 22 de janeiro.

As interessadas podem escolher em qual das turmas desejam se inscrever acessando o site da iniciativa, onde é possível conferir os tópicos que serão abordados ao longo das atividades.

A primeira turma do curso começou as atividades em outubro deste ano e, desde então, mais duas outras turmas já participaram da iniciativa, que dura quatro sábados. As aulas ao vivo são realizadas via Google Meet, sempre aos sábados, das 14 às 17 horas, e as participantes devem se dedicar durante uma hora por dia a exercícios individuais. Há, ainda, mais de 32 horas de plantões de dúvida toda semana.

Todas que participarem de, pelo menos, 75% das atividades propostas receberão um certificado de conclusão de curso expedido pela USP. As vagas do curso serão destinadas, prioritariamente, para alunas do terceiro ano do ensino médio e de escolas públicas. Devido ao interesse de meninas de todos os anos do ensino médio e de escolas particulares, as turmas de 2022 têm 100 vagas disponíveis cada uma, o que possibilitará atender a um público mais amplo do que anteriormente, quando foram ofertadas 40 vagas.

Para se inscrever na primeira turma, acesse o Sistema Apolo da USP neste link: www.icmc.usp.br/e/c5b5d. Não é preciso já ter login e senha no sistema para se inscrever, basta inserir as informações solicitadas. É muito importante preencher o e-mail corretamente, pois é pelo contato cadastrado que os inscritos receberão informações sobre como enviar a documentação para concluir a inscrição, o resultado da seleção e como acompanhar as aulas, que não ocorrem no Sistema Apolo, mas via Google Meet.

“Esse curso foi muito mais do que aprender o básico em programação, mas sim fazer novas amizades e, principalmente, sair com a certeza de que quero continuar nessa área para o resto da vida! Agradeço a todos que fizeram isso possível e podem ter certeza de que vocês estão ajudando muitas meninas a se identificarem e a conhecerem essa área da programação. E, se você está cogitando se inscrever no curso, não perca tempo. Você não irá se arrepender”, convida Bruna Cedro, que também fez parte da terceira turma da iniciativa.

“Valeu muito a pena participar e se esforçar para aprender, levarei essa experiência de quatro semanas e todos os aprendizados que obtive para a vida”, finaliza Camily Martins, que participou das atividades da primeira turma em 2021.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Turma com início dia 8 de janeiro: inscrições até 3 de janeiro
Formulário de inscrição: www.icmc.usp.br/e/c5b5d

Turma com início dia 5 de fevereiro: inscrições de 9 a 22 de janeiro