Violão solo com Gustavo Silveira Costa | Concertos USP

24 24America/Sao_Paulo outubro 24America/Sao_Paulo 2018 às20:30 - 22:00

Série de Concertos USP / Prefeitura Municipal de São Carlos
Teatro Municipal de São Carlos “Dr. Alderico Vieira Perdigão”
Quarta-feira, 24 de Outubro de 2018 – 20h30

Realização:
Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitárias – Campus de São Carlos da USP
Escola de Engenharia de São Carlos – EESC 65 anos
XXI Semana da Química – IQSC
Centro Cultural da Prefeitura do Campus de São Carlos da USP

Apoio:
Prefeitura Municipal de São Carlos
Teatro Municipal de São Carlos

Ingressos:
– Para aqueles que POSSUEM vínculo com a USP:
Preencher o formulário ( https://goo.gl/forms/6BbamG7N8XPghDsg2 ) para participar do sorteio de ingressos até o dia 22/10.

– Para aqueles que NÃO POSSUEM vínculo com a USP:
A distribuição será no próprio Teatro Municipal no dia 24/10, a partir das 19h00, impreterivelmente.

– Serão permitidos apenas 2 (dois) ingressos por pessoa.

___________________________________________

▪️ J. S. Bach (1685-1750)
Partita nº1 em Si menor, BWV 1002
I. Allemanda – Double
II. Corrente – Double
III. Sarabanda – Double
IV. Tempo di Borea – Double

▪️ Partita Nº2 em Ré menor, BWV 1004
V. Ciaccona

▪️ Bachianinha Nº 1
Paulinho Nogueira (1927-2003)

▪️ Outro Adeus/Manhã de Carnaval (inspirado no arranjo de Paulinho Nogueira)
Luiz Bonfá (1922-2001)

▪️ Choros Nº1
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)

▪️ Valsa Brasileira
Edu Lobo / Chico Buarque

▪️ Milagre dos Peixes – (inspirado no arranjo de César Camargo Mariano)
Milton Nascimento (1942)

▪️ Água e vinho / Palhaço
Egberto Gismonti (1947)

▪️ Carinhoso – (inspirado no arranjo de Roland Dyens)
Pixinguinha (1897-1973)

*todos os arranjos para violões de 6 e 8 cordas feitos por G. S. Costa.
___________________________________________

SOBRE O ARTISTA

Gustavo Silveira Costa é bacharel em música sob a orientação de Gisela Nogueira pelo Instituto de Artes da UNESP em 1997, Gustavo Costa teve ainda em São Paulo aulas com o violonista escocês Paul Galbraith.
Seguiu seus estudos de violão nas classes de Franz Halász na Alemanha (Hochchule für Musik Nürnberg-Augsburg: 1998-2001) e de Pablo Márquez na França (Conservatoire National de Région – Strasbourg: 2001-2003). De volta ao Brasil em 2004, se aprofundou no processo de transcrição de obras para violino de Béla bartók e J. S. Bach, obtendo o Mestrado e o Doutorado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Foi premiado em concursos de interpretação no Brasil, na França e obteve o segundo prêmio em dois dos mais prestigiados concursos internacionais da Espanha, o XXIV Certamen Internacional de Guitarra Andrés Segovia (2008, 2009 2010) e o XXXVII Certamen Internacional de Guitarra Francisco Tárrega (2003), onde recebeu também o prêmio votado pelo público.
De 2010 a 2018 foi membro do Quarteto Brasileiro de Violões, tendo recebido o prêmio de melhor CD de música clássica em Grammy Latino 2011 com o CD – Brazilian Guitar Quartet plays Villa-Lobos. Pelo mesmo selo, lançou junto ao Quarteto Brasileiro de Violões o CD – Spanish Dances – em 2014. Como solista ao violão e à viola caipira e junto atuou frente à Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), à Orquestra de Limeira, à Orquestra USP-Filarmônica, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, à Orquestra Ciudat de Torrent, à Orquestra de Molise, à Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, à Orquestra Petrobrás Sinfônica e à Orquestra do Estado de São Paulo (OSESP).
Gustavo Costa atua como docente desde 2007 na Universidade de São Paulo, sendo o responsável pelas disciplinas de violão e viola caipira no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

24 24America/Sao_Paulo outubro 24America/Sao_Paulo 2018
Categorias de Evento:
,

Teatro Municipal de São Carlos “Dr. Alderico Vieira Perdigão”
Rua Sete de Setembro, 1735
São Carlos, São Paulo 13560-180 Brasil