USP promove congresso internacional sobre educação escolar na pandemia

24 24America/Sao_Paulo novembro 24America/Sao_Paulo 2020 - 27 27America/Sao_Paulo novembro 27America/Sao_Paulo 2020

Debate on-line terá a participação de 34 convidados, entre eles o educador Mozart Neves Ramos

O cenário da pandemia trouxe mudanças profundas na educação escolar para todos, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, gestores e pesquisadores foram obrigados a se reinventar e ainda há muito pela frente nesse processo diário de repensar a aprendizagem. Para discutir esse momento de profundas transformações, que envolve também a educação, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP promove o primeiro Congresso Internacional de Educação Escolar: cenário de pandemia, seus desafios, perspectivas e possibilidades, que será realizado totalmente on-line de 24 a 27 de novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 pelo formulário na internet.

O evento contará com a participação de 34 convidados que vão analisar a educação escolar, formular ideias e compartilhar opiniões durante as palestras e mesas-redondas. Entre os temas debatidos estão: leitura, alfabetização, formação de professores, emoções na aprendizagem, letramento, relações étnico-raciais, tecnologias da informação, psicanálise e educação.

Entre os convidados estarão Roger Chartier, doutor pela École Normale Supérieure de Saint-Cloud e autor de livros sobre ciências humanas, o educador e escritor brasileiro Mozart Neves Ramos, Attico Chassot, professor e pesquisador na Rede Amazônica Ensino de Ciência (Reamec).

A organização é uma parceria entre os Departamentos de Educação, Informação e Comunicação, de Química e de Música da FFCLRP. Para a professora Elaine Paiva Assolini, uma das organizadoras do evento, é essencial que neste momento de pandemia os congressos científicos falem sobre o cenário mundial da educação. “Essa atividade reflexiva se faz urgente, pois o cenário da pandemia traz questões inéditas e desafiadoras, em todos os âmbitos, que vêm instigando e mobilizando, sobretudo, professores, coordenadores pedagógicos, gestores, pesquisadores e estudiosos da área de educação escolar.”

Para o educador Mozart Neves Ramos, é preciso pensar novos caminhos para a educação, diante da mudança pela qual o mundo está passando. “Eu costumo dizer que 2020 não será um ano perdido, mas sim um ano em que aprendemos outras competências e habilidades que serão muito importantes para o século 21. Daqui em diante, o planejamento das redes de ensino deverá incluir a conectividade, o acesso ao ensino digital. O mundo mudou e a escola precisa também mudar.”

O evento gratuito e aberto ao público será realizado das 14 às 21 horas.

Para se inscrever basta clicar aqui.
Mais informações estão na página do evento no Facebook.

24 24America/Sao_Paulo novembro 24America/Sao_Paulo 2020
27 27America/Sao_Paulo novembro 27America/Sao_Paulo 2020