
- Este evento já passou.
Urbanicidades 2021 – “Cidades brasileiras: narrativas, imaginários e limiaridades”
28 28America/Sao_Paulo abril 28America/Sao_Paulo 2021 - 2 02America/Sao_Paulo junho 02America/Sao_Paulo 2021

O Urbanicidades dá continuidade em abril de 2021 a nossa série temática de três ciclos semestrais de cinema intitulada Cidades brasileiras: narrativas, imaginários e limiaridades.
A proposta da série é apresentar curtas, filmes e documentários que abordem culturas urbanas regionais brasileiras a partir de seus próprios registros cinematográficos. Para a seleção das películas, a curadoria considerou o retrato da produção e das representações do imaginário da cidade e de seus territórios culturais no Brasil.
Neste semestre, o tema do Urbanicidades será Patrimônio Cultural e Ambiental de Minas Gerais, que será apresentado em três sessões. Na primeira sessão do ciclo, será abordado o patrimônio ambiental a partir das consequências causadas pelo rompimento da barragem de Mariana e da Mina do Córrego do Feijão (Quando a Terra Treme e Vale uma aldeia?).
Na segunda sessão do ciclo vamos debater sobre as transformações da cidade histórica de Tiradentes e da luta de seus moradores pela preservação do seu patrimônio cultural (Alma da Cidade).
Na terceira sessão do ciclo serão debatidas questões acerca da composição do patrimônio cultural a partir de aspectos simbólicos relacionados ao legado de Chico Rei e da resistência negra na conformação da cidade de Ouro Preto (Chico Rei entre nós).
Cada sessão oferece a exibição da película seguida de um debate com nossos convidados.
Serão oferecidos certificados de participação para aqueles que estiverem presentes em duas das três sessões do ciclo.
Acesse: https://www.youtube.com/user/iauusp
Por IAU.