Carregando Eventos

« Todos Eventos

Setembro Amarelo: a prevenção é o melhor caminho!

setembro 1 - setembro 30

O mês de setembro foi escolhido para a campanha “Setembro Amarelo”, pois desde 2003 o dia 10 de setembro foi definido como o “Dia Mundial de Prevenção do Suicídio”, sendo bastante comum vermos notícias e informações sobre suicídio e pontos turísticos sendo iluminados de amarelo, entre outras ações.

Muito vem sendo discutido sobre os benefícios ou malefícios desta campanha (possibilidade do Efeito Wether), mas ao considerar que a informação é sempre o melhor caminho para a prevenção, apresentar alguns dados confiáveis podem nos ajudar a pensar sobre este tema delicado e importante, ainda mais no contexto pandêmico que já se estende por mais de um ano e meio e que pode ter gerado ainda em mais estresse, além do surgimento ou piora de alguns sofrimentos psicológicos.

“No que concerne ao comportamento suicida, tem-se um continuum de autoagressões que envolve ideação, ameaças, tentativas e atos suicidas. O suicídio apresenta-se como um de seus desfechos, o mais grave, o mais crítico e o mais identificado pela área da saúde (WHO, 2014). No Brasil, 51% dos casos de suicídio acontecem dentro de casa. Estima-se que apenas um em cada três casos de tentativa de suicídio chegue aos serviços de saúde, de forma que os dados sobre o comportamento suicida são bastante incipientes. Uma tentativa anterior aumenta o risco de concretização do suicídio cerca de cem vezes em relação a quem nunca tentou; este é o principal fator de risco para a efetivação do intento, sendo um alerta fundamental para a existência de fenômenos psicossociais complexos. Os transtornos mentais mais comumente associados ao comportamento suicida são: depressão, transtorno de humor bipolar, dependência de álcool e de outras drogas psicoativas, esquizofrenia e certos transtornos de personalidade. A coexistência destas condições agravam a situação de risco (BOTEGA, 2014).” (FIOCRUZ,2020)

Caso você não esteja se sentindo bem ou conheça alguém que pode estar em risco, saiba que existem diversas formas de encontrar ajuda:

O IFSC/USP conta com o serviço de acolhimento e orientação psicológica, o projeto “IFSC e o Bem-Estar de sua Comunidade” e o contato é feito a partir do e-mail: barbarakmpsico@gmail.com.

Caso deseje conversar com alguém e obter suporte emocional, entre em contato com o CVV no número 188 ou através do site: www.cvv.org.br. As conversas são sigilosas e a identidade de quem entra em contato é preservada.

O mapa da saúde mental do SUS também é uma alternativa e traz uma lista de locais de atendimento voluntário online e presencial em todo o país no www.mapasaudemental.com.br

Uma ótima sugestão para quem deseja ter mais informações é a cartilha elaborada pela Fiocruz “Suicídio e a pandemia de COVID-19” disponível AQUI

 

Por: Bárbara Kolstok Monteiro
Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Detalhes

Início:
setembro 1
Final:
setembro 30
Categorias de Evento:
, , ,