Seminários no IQSC/USP

8 08America/Sao_Paulo abril 08America/Sao_Paulo 2022 - 29 29America/Sao_Paulo abril 29America/Sao_Paulo 2022

Seminário: Identidade Científica como Abordagem Teórico-Metodológica de Investigação das Desigualdades no Ensino de Ciências.

DATA: 08/04/2022 – HORÁRIO: 9 H
PALESTRANTE(S): MATHEUS DOS SANTOS BARBOSA DA SILVA (INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS)
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
LINK: HTTPS://MEET.GOOGLE.COM/VVU-EFUH-JNT?HS=224&PLI=1

RESUMO DO EVENTO: Comprometidos com as complexas inter-relações entre estrutura e agência em ambientes educacionais, estudos recentes têm evidenciado como a construção do bom aluno em ciências está circunscrita por categorias estruturais de divisão social em termos de gênero, raça e classe social. Utilizando a formação da identidade científica como ferramenta analítica, tais pesquisas questionam quem os estudantes devem ser e quais são os recursos simbólicos necessários para que possam participar efetivamente em uma construção particular de ciência. Levando em conta essa literatura, neste seminário o propósito é apresentar o conceito de identidade científica como ferramenta de exploração dos efeitos das dinâmicas estruturais de classificação social e pedagógica sobre a identificação dos jovens com a ciência. Assim, abordaremos como a noção de identidade tem sido utilizada para explicar as dinâmicas de reprodução social associadas à educação científica. Ao final, propõe-se um caminho de pesquisa para pensar a formação das identidades científicas no contexto urbano Brasileiro.

CERTIFICADOS: para os interessados em receber certificado de participação da palestra, o participante deverá além de colocar seu nome completo no chat da palestra, também deverá se inscrever no site do IQSC, no link da palestra. Somente receberá certificado o Interessado que fizer esses dois procedimentos.

Formação de Professores: Implicações da BNCC na Superação dos Desafios da Carreira Docente.

DATA: 29/04/2022 – HORÁRIO: 9 H
PALESTRANTE(S): ARIANE CAROLINA DA ROCHA (INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS)
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
LINK: HTTP://MEET.GOOGLE.COM/JUG-HKSO-XIE

RESUMO DO EVENTO: A preocupação com a formação de professores para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio teve início no século XX. A legislação vem mudando no decorrer dos anos, no entanto no Brasil a formação dos profissionais da educação básica é realizada de modo fragmentado entre as áreas disciplinares e níveis de ensino. Dessa forma, não há uma base comum formativa, como acontecem em outros países. Isso pode trazer alguns desafios para a carreira docente. Levando em consideração o histórico da formação de professores, o presente seminário tem como discutir quais são os principais desafios que os docentes da educação básica enfrentam atualmente. Ao final, propõe-se refletir quais são as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de formação de professores no Brasil para o enfrentamento dos desafios da carreira.

CERTIFICADOS: para os interessados em receber certificado de participação da palestra, o participante deverá além de colocar seu nome completo no chat da palestra, também deverá se inscrever no site do IQSC, no link da palestra. Somente receberá certificado o interessado que fizer esses dois procedimentos.

Por IQSC
Foto: Pexels