Carregando Eventos

« Todos Eventos

Seminários IQSC – 30/11 a 02/12

novembro 30 - dezembro 2

Ressonância Magnética Nuclear (RMN) em Análises Quantitativas e Metabolômicas
Data: 30/11/2021 às 16h30
Palestrante: PRISCILA MARQUES FIRMIANO DALLE PIAGGE (IQSC-USP)
Local: ONLINE
LINK: https://meet.google.com/zbe-grnq-quw

RESUMO DO EVENTO: A espectroscopia de ressonância magnética nuclear (RMN) surgiu como uma aplicação valiosa devido suas capacidades de identificar compostos conhecidos e desconhecidos com pouco preparo de amostra, além de ser uma técnica não destrutiva, altamente reprodutível e quantitativa. A quantificação por RMN é um campo dedicado à medição de analitos através da intensidade do sinal e sua relação linear com a concentração do analito e desta forma, é possível identificar e medir biomarcadores em amostras biológicas complexas, como soro, plasma e urina. Esses recursos tornam a RMN uma ferramenta valiosa sendo usada frequentemente em análises metabolômicas.

——————————————————————————–

Espectroscopia de Dicroísmo Circular: Princípios Básicos e Aplicações Bioquímicas
DATA: 30/11/2021 às 14h
Palestrante: AMANDA LAÍS DE SOUZA COTO (IQSC)
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
LINK: HTTPS://MEET.GOOGLE.COM/QYQ-AKHB-VTU

RESUMO DO EVENTO: A espectroscopia de dicroísmo circular (CD, do inglês circular dichroism) é uma técnica analítica baseada na absorção diferenciada da luz circularmente polarizada à esquerda e à direita. Desse modo, uma ampla gama de macromoléculas pode ser estudada. Nesse seminário serão abordados aspectos gerais da espectroscopia de dicroísmo circular oferecendo ao espectador uma visão geral sobre os fundamentos da técnica, o funcionamento do espectropolarímetro e as mais variadas aplicações bioquímicas relatadas na literatura, em especial aquelas relacionadas ao estudo de proteínas.

CERTIFICADOS: para os interessados em receber certificado de participação da palestra, o participante deverá além de colocar seu nome completo no chat da palestra, também deverá se inscrever no site do IQSC, no link da palestra. Somente receberá certificado o interessado que fizer esses dois procedimentos.

——————————————————————————–

Novas Metodologias para o Monitoramento Ambiental: Desenvolvimento de Sensores (Foto)Eletroquímicos
DATA: 02/12/2021 às 9h30
Palestrante: LUCAS VINICIUS LEITE MARTONI (IQSC)
LOCAL: ONLINE
LINK: HTTP://MEET.GOOGLE.COM/GHD-KTTV-KXY

RESUMO DO EVENTO: Como consequência da atividade antrópica tem sido observada a contaminação de diversos recursos naturais, como rios, oceanos, ar e solo. Dentre os contaminantes existe a classe dos poluentes emergentes, que são compostos que apresentam perigo aos humanos e aos outros seres vivos, mesmo em pequenas quantidades, mas que não são comumente monitorados. Diversas metodologias tem sido desenvolvidas com a finalidade de monitorar esses poluentes. Entre elas, a fotoeletroanálise é uma das que vem ganhando mais destaque, uma vez que possibilita detectar e quantificar essas moléculas, mesmo em baixas concentrações, com alta sensibilidade, possibilidade de miniaturização e de aplicação in situ e com custo menor quando comparado com outras técnicas. Neste seminário será discutido o uso da eletroanálise e da fotoeletroanálise para essa finalidade e as perspectivas futuras para essa área.

 

Inscrições:
https://www.iqsc.usp.br/intranet/psm/inscricao.php 

 

Por IQSC/USP

Detalhes

Início:
novembro 30
Final:
dezembro 2
Categorias de Evento:
, ,