Seminário/Palestra- IQSC

7 07America/Sao_Paulo fevereiro 07America/Sao_Paulo 2023 - 10 10America/Sao_Paulo fevereiro 10America/Sao_Paulo 2023

Seminário: Filmes de Diamante Sintético Dopado com Boro: Síntese, Propriedades, Comportamento Eletroquímico e Viabilidade para Uso em Eletroanálise.
Data: 07/02/2023 – Horário: 9h30
Palestrante: Antonio Moab Souza Silva (IQSC-USP)
Local: Plataforma Google Meet
Link: HTTP://MEET.GOOGLE.COM/OIK-WHBY-XFN

Resumo do Evento: O eletrodo com filme diamante sintético dopado com boro (EFDDB) apresenta características eletroquímicas únicas em comparação com outros eletrodos sólidos, como janela de potencial muito ampla, corrente de fundo muito baixa e estável, adsorção muito baixa de espécies orgânicas e inorgânicas, alta sensibilidade de resposta. No entanto, o procedimento utilizado para sintetizar esse tipo de diamante pode afetar significativamente essas propriedades. Diante disso, ao se trabalhar com eletrodos com filme de diamante, é de fundamental importância entender como caracterizar o material do eletrodo antes do uso, a fim de melhor interpretar os resultados obtidos. Nesse seminário são apresentadas informações relevantes que permitem uma compreensão inicial da relação entre síntese, propriedades, comportamento eletroquímico do EFDDB e sua viabilidade para uso em eletroanálise. CERTIFICADOS: Para os interessados em receber certificado de participação da palestra, o participante deverá além de colocar seu nome completo no chat da palestra, também deverá se inscrever no site do IQSC, no link da palestra. Somente receberá o certificado o interessado que fizer esses dois procedimentos.

———————————————————————————————-

Palestra:  A Pilha de Daniell em Contexto: Um Estudo de Caso Histórico
Data: 10/02/2023 – Horário: 9h30
Palestrante: Prof. Dr. Paulo Alves Porto (IQ-USP)
Local: Plataforma Google Meet
Link: HTTP://MEET.GOOGLE.COM/ABQ-BRXH-YNY

Resumo do Evento: A pilha de Daniell é frequentemente apresentada no ensino de química na forma de um modelo didático. O dispositivo criado originalmente por John F. Daniell (1790-1845), porém, apresenta diferenças em relação a esse modelo. O estudo das publicações de Daniell permite caracterizar o desenvolvimento de sua pilha, que era capaz de fornecer eletricidade de maneira constante por um tempo superior a outros dispositivos anteriores. A pilha de Daniell foi fundamental para a expansão das redes telegráficas nessa época, com grande impacto sobre a sociedade. A compreensão do processo de desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico, e de suas implicações para a sociedade, pode trazer contribuições relevantes para o ensino de ciências na atualidade. CERTIFICADOS: Para os interessados em receber certificado de participação da palestra, o participante deverá além de colocar seu nome completo no chat da palestra, também deverá se inscrever no site do IQSC, no link da palestra. Somente receberá o certificado o interessado que fizer esses dois procedimentos.

Por IQSC/USP
Imagem: Pexels