Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Seminário: “O uso da técnica LIBS como uma ferramenta para determinação de metais em solo”

março 9 às09:30

No dia 09/03/2021, às 9h30, o professor Rodrigo Rossi de Araújo do IQSC/USP, trará o Seminário: “O uso da técnica LIBS como uma ferramenta para determinação de metais em solo”.
O evento será online e gratuito, através do link: HTTP://MEET.GOOGLE.COM/KRR-RYSM-EWG

VAGAS DISPONÍVEIS: 164

RESUMO DO EVENTO: A análise do solo é indispensável pois sua qualidade está relacionada com diversas áreas de nossa vida, direta ou indiretamente, como nas práticas de agricultura e pecuária quanto também para a manutenção dos sistemas biológicos, fauna e flora (monitoramento de áreas contaminadas, por exemplo). Um método de avaliar a sua qualidade, portanto, pode ser através da determinação de metais, sejam eles tóxicos ou não, uma vez que concentrações elevadas e indesejadas de certos elementos podem ser prejudiciais ao desenvolvimento no solo em questão. A LIBS (do inglês Laser-Induced Breakdown Spectroscopy) é uma técnica espectrométrica que vem ganhando espaço na literatura nos últimos anos, principalmente por dispensar a etapa de preparo de amostras, proporcionando uma análise elementar, direta, rápida, quantitativa e com potencial portátil. A LIBS é uma técnica que utiliza um laser de alta potência para gerar um microplasma na superfície da amostra, ionizando todos os compostos químicos ali presentes e nos fornecendo um espectro contendo a impressão digital daquela amostra. Nesse seminário pretende-se avaliar e compreender melhor as vantagens e desvantagens da técnica LIBS para com as análises de solo e sedimentos, assim como perspectivas futuras e sua flexibilidade para análises químicas.

CERTIFICADOS: para os interessados em receber certificado de participação da palestra, o participante deverá colocar seu nome completo no chat da palestra e também se inscrever no site do IQSC.

Detalhes

Data:
março 9
Hora:
09:30
Categoria de Evento: