Rodas de conversa sobre saúde mental e trabalho

25 25America/Sao_Paulo abril 25America/Sao_Paulo 2022 - 29 29America/Sao_Paulo abril 29America/Sao_Paulo 2022

Na semana do(a) servidor(a) público(a) da USP São Carlos, haverá o ciclo de Rodas de Conversa com o tema: Saúde mental e o trabalho.

Público-alvo: Servidores técnico-administrativos da USP São Carlos.

Link de inscrição

A cada dia que passa, nossas relações com o trabalho se tornam cada vez mais intensas. Dentre as 24 horas que temos à disposição todos os dias, passamos grande parte do tempo convivendo com pessoas, ambientes, sentimentos e racionalidades decorrentes das atividades empregatícias. Importante para o funcionamento da coletividade, o trabalho possibilita a construção de relacionamentos, prazeres e potenciais, além de garantirem o nosso sustento. Porém, a depender de sua dinâmica, ele também pode nos submeter a um estado de vulnerabilidade psicossocial.

É justamente para trazer ao debate as características do trabalho na USP que convidamos todos(as) os(as) servidores(as) técnico-administrativos do campus São Carlos para Semana do(a) Servidor(a) Público(a) da USP, evento organizado pelo serviço de atenção psicossocial “Apoia USP” em conjunto com as Unidades de Ensino da Universidade, que tem como intuito realizar rodas de conversa sobre a saúde mental e o trabalho no contexto universitário.

As datas e locais estão disponíveis no link acima e acontecerão na próxima semana, entre os dias 25 e 29/04..

A roda de conversa será facilitada pelos estagiários em Psicologia pelo Apoia USP. O evento tem duração de até 1 hora e 30 minutos.

Sobre o Apoia USP
O Apoia USP (Apoio Psicossocial USP – São Carlos) se propõe a receber, acolher e acompanhar os estudantes e funcionários da USP – São Carlos, colaborando com a sua integração e convivência no espaço universitário. Desenvolve atividades preventivas e protetivas à Saúde Mental, atuando sobre os determinantes que causam sofrimento psíquico, e acompanhando os casos em que o sofrimento já está instaurado. A equipe é composta pelas assistentes sociais do Serviço de Promoção Social e Moradia Estudantil do campus e por estagiários de psicologia da UFSCar, que são supervisionados pela Profa. Tais Bleicher, psicóloga e docente no departamento de Psicologia da UFSCar. Este serviço está sendo implementado com as parcerias entre a Prefeitura do Campus – PUSP-SC, Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e Instituto de Arquitetura (IAU). Ações específicas para as unidades de ensino estão sendo construídas, de acordo com as demandas apresentadas

Por Apoia USP

25 25America/Sao_Paulo abril 25America/Sao_Paulo 2022