Química às 16h: Bem-vindos à era do vidro!

19 19America/Sao_Paulo setembro 19America/Sao_Paulo 2018 às16:00 - 17:30

Estima-se que o homem tenha descoberto o vidro há cerca de 6 mil anos  e desde então o material tem sido utilizado para as mais diversas finalidades. No final dos anos 50 surgiram os materiais vitrocerâmicos que, por suas características diferenciadas (maior resistência, isolamento térmico e durabilidade, entre outras) instigam cientistas que a cada dia descobrem novas possibilidades de uso para esse versátil material.

O professor Edgar Dutra Zanotto é pesquisador da Universidade Federal de São Carlos e coordena o Centro de Pesquisa, Tecnologia e Educação em Materiais Vítreos (CeRTEV) e no próximo dia 19 de setembro profere palestra no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) – USP. Na ocasião, mostrará as principais características físico-químicas dos vidros inorgânicos e as suas inúmeras aplicações nos campos da óptica, eletrônica, telecomunicação, medicina, odontologia e arquitetura.

Zanotto é Engenheiro de Materiais e suas pesquisas incluem cristalização controlada em vidros, vitrificabilidade e estabilidade de vidros, vitro-cerâmicas a partir de escórias, biovidros e biovitro-cerâmicas e cristalização superficial e sinterização de vidros.  Seu currículo científico inclui várias homenagens e diversos prêmios nacionais e internacionais, como por exemplo, os que recebeu no corrente ano: a Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, indicado pela Presidência da República e o prêmio da Sociedade Americana de Cerâmica.

A palestra integra a programação do Ciclo de Palestras e Seminários Química às 16 horas (Q16), que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas, suas atividades são abertas a todos os interessados gratuitamente e a coordenação é dos professores doutores Fabio Henrique Barros de Lima e Danilo Manzani.

A palestra  Bem-vindos à era do vidro!  será às 16 horas no anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC.  Os interessado devem formalizar inscrição clicando aqui.

Endereço: Av. Trabalhador são-carlense, 400 – Área 1 do Campus USP

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Michael Gaida/Pixabay CC0

19 19America/Sao_Paulo setembro 19America/Sao_Paulo 2018