Carregando Eventos

« Todos Eventos

Projeto Astrominas inicia inscrições para inspirar meninas de todo o Brasil nas ciências exatas

maio 20 - junho 19

Exclusivamente on-line, a 5ª edição do projeto tem 400 vagas para garotas de 14 a 17 anos de todo o Brasil.

Para participar, é necessário ter entre 14 e 17 anos, se identificar com o gênero feminino (cis ou trans), estar regularmente matriculada em uma escola de ensino básico e se inscrever neste formulário. A abertura das inscrições acontece no dia 20 de maio e vai até 16 de junho. O sorteio das vagas e convocação para a primeira chamada acontecem no dia 19 do mesmo mês.

Em caso de vagas remanescentes, a segunda chamada será feita no dia 24. O evento terá início no dia 7 de julho. Um total de 20% das vagas serão destinadas a garotas do grupo PPI (Preto, Pardo e Indígena) e 60% a estudantes de escolas públicas. Confira o edital completo neste link.

Idealizado por mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, o Astrominas nasceu em 2019 e já capacitou centenas de garotas. O projeto tem como objetivo facilitar o contato entre jovens alunas e mulheres cientistas, incentivando as meninas na escolha e continuidade de carreiras nas áreas da ciência e tecnologia. Independente das suas escolhas no futuro, a organização do projeto acredita que o conhecimento é um empoderamento para as meninas.

“O Astrominas tem a missão de ir muito além do que apresentar as grandes áreas das ciências exatas e da terra para que meninas, eventualmente, optem por uma dessas carreiras científicas”, conta a coordenadora do projeto, Elysandra Cypriano, que é docente do Departamento de Astronomia do IAG. “Nossa preocupação é com todas as meninas, independentemente de suas escolhas profissionais no futuro. Conhecer a ciência, o método científico e o impacto de nossas ações no nosso planeta é importante para o exercício da cidadania.”

Nesta edição, que será exclusivamente on-line, o projeto pretende abrir 400 vagas, que serão sorteadas entre garotas inscritas por todo o Brasil. As atividades começam no dia 13 de julho e só terminam em 2 de agosto. Ao todo, serão quase três semanas em que as meninas participantes devem reservar de 3 a 4 horas por dia para cumprir as atividades, que podem ser feitas em qualquer horário. As meninas que completarem todas as atividades obrigatórias receberão um certificado digital da USP confirmando a participação.

O Astrominas conta com o apoio das “fadas madrinhas”, que são mulheres de diferentes áreas da ciência. Além de monitoras das participantes, como forma de incentivo, as fadas compartilham com elas suas trajetórias na ciência. “Ao longo de todo o processo, as meninas criam um vínculo afetivo com suas fadas madrinhas e muitas vezes continuamos em contato após o nosso grande evento”, explica a professora Elysandra. “É a coisa mais linda poder acompanhar suas trajetórias.”

Saiba mais:
https://sites.usp.br/astrominas/astrominas-2024

Por Jornal da USP

Detalhes

Início:
maio 20
Final:
junho 19
Categorias de Evento:
, ,

Organizador

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP
Website:
https://www.iag.usp.br/

Local

Evento onlline
São Paulo Brasil + Google Map