Núcleo Tusp de Teatro e Dança – Módulo II

22 22America/Sao_Paulo outubro 22America/Sao_Paulo 2019 - 28 28America/Sao_Paulo outubro 28America/Sao_Paulo 2019

Núcleo Tusp de Teatro e Dança – Módulo II

Venha! Compartilhe! Divulgue! Comente! Marque os amigues!

Para todas, todos, todxs! De dentro (estudantes, professores, servidores e terceirizados) e de fora da USP (idade mínima: 18 anos), o Núcleo TUSP de Teatro (e agora também Dança!) está com vagas abertas!

Não é necessária experiência prévia!!!

Inscreva-se pelo formulário: https://goo.gl/forms/redMw6913WVohIOX2 (até o dia 27/10/19). Depois desta data, as inscrições estarão encerradas.

Quer fazer novos amigues?
Conhecer gente que está em diferentes fases da vida? Deslocar-se do seu quadrado?
Relacionar-se com a comunidade são-carlense de forma mais ampla? Romper pré-conceitos (preconceitos)?

Venha. (Re)começaremos dia 28/10, 19h30, na Sala Experimental do TUSP (um ‘novo’ espaço público de teatro e dança da cidade, que fica no 2º piso do Centro Cultural da USP).

No módulo II, o foco estará nos corpos – na beleza de sermos quem somos… com todas as nossas formas, idades, tamanhos, cores, sotaques e histórias.
O TUSP de São Carlos, órgão da Pró- Reitoria de Cultura e extensão, revisitou o show Opinião e o Poema de João Cabral de Melo Neto numa leitura coletiva à luz do nosso tempo. A partir da pergunta “O que é urgente?”, surgida dessa revisita ao Show Opinião, dirigido por Augusto Boal na década de 60, o Teatro da USP em São Carlos criou um experimento cênico que tem, como texto estruturante, o poema falado “Vida e Morte Severina”, escrito na década de 40, com direção de cena e coordenação de projeto de Cláudia Alves, orientadora de Arte dramática do Teatro da USP e Doutoranda em Artes Cênicas pela USP, preparação corporal, dança e coreografia de Bárbara Machado, estudante do último ano de Arquitetura no IAU/USP, bailarina, e bolsista PUB do Teatro da USP, e preparação vocal (além de participação musical e técnica) de Nelson Pitanga, estudante de Pós-Graduação do Instituto de Física da USP e músico. Agora entraremos numa outra etapa!

Em setembro/2019, o TUSP iniciou uma nova fase de atuação na cidade, mantendo bolsistas em diferentes linguagens, em parceria com o Centro Cultural da USP, com projetos culturais-irmãos, de modo a ampliar o raio de ação da USP na área de cultura, e diversificando, cada vez mais, os públicos atendidos. Após um ano de trabalho em parceria com Claudia, agora Bárbara assume a liderança do Núcleo até o final do semestre, e terá, como parceiros, os também bolsistas PUB e estudantes de arquitetura Camila Castro, Arthur, Laureane e Ana.
Nesta fase, Bárbara Machado conduzirá os trabalhos de pesquisa com os corpos, e terá a supervisão pedagógica da orientadora de arte dramática Claudia Alves Fabiano.
Agora, no módulo II , a ideia é dar continuidade à pesquisa iniciada sobre as urgências relacionadas a pensarmos a democracia a partir da diversidade dos corpos. Refletiremos e criaremos a partir dos preconceitos sofridos pelos corpos que não se encaixam em padrões. O experimento utiliza um misto de linguagens: teatro, dança, música e artes visuais e se assume como inacabado e impreciso.

Esta atividade integra o Programa de Ações do Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e extensão do Campus USP São Carlos. O TUSP é um órgão convidado do GCACEX e atua em parceria na construção de um programa de ação cultural para o Campus.

Dúvidas pelo novo e-mail tuspdesaocarlos@usp.br

Siga-nos no instagram (@tuspdesanca) e no facebook (Tusp de Sanca)

22 22America/Sao_Paulo outubro 22America/Sao_Paulo 2019
28 28America/Sao_Paulo outubro 28America/Sao_Paulo 2019