Mural-Oficina

17 17America/Sao_Paulo maio 17America/Sao_Paulo 2022

CAASO Manifesta: tanto em luta como em festa! é uma intervenção artística realizada em 17 de março de 2022, pelas artistas Anny Lemos e Bianca Habib, durante a Semana de Recepção aos Calouros da USP de São Carlos

Em um contexto de retorno após um longo período de isolamento, a atividade propõe uma forma de reafirmar a memória do CAASO como lugar de articulação estudantil e de encontros.

A ação convidou a todas as pessoas, especialmente estudantes recém-chegados ou que retornaram após o intervalo de isolamento, a experimentarem a técnica de stêncil no muro externo da biblioteca do CAASO, local escolhido para intervenção.

O tema contextualiza o papel histórico do centro acadêmico dentro da Universidade, estabelecendo um elo simbólico da memória deste lugar. Nesse sentido, a mão foi escolhida pelas artistas como símbolo das manifestações vividas e da diversidade sustentada por um centro acadêmico que se reinventa ao longo dos anos, e que mantém seu propósito articulador, de luta e de festa.

Stencil

O “Stencil” ou Estêncil é uma técnica usada para aplicar desenhos ou ilustrações em diversas superfícies, com auxílio de um molde vazado de papel ou acetato sobre o qual a tinta é aplicada.
Por sua rapidez e precisão, a técnica popularizou-se na cultura do “Hip Hop” e “Street Art”, ou arte de rua, e, a partir de 1960, passou a ser utilizada por diversos artistas pelo mundo.
Hoje, o stencil aparece em trabalhos de artistas como os brasileiros “Os Gêmeos” e o britânico “Banksy”.

As artistas

Bianca Habib [1980] mora em São Carlos e é habitante do mundo. É arquiteta e urbanista pelo IAU-USP, artista e educadora. Oficineira, mãe e mestre em teoria da cidade. Em seu ateliê, recorta e costura ideias, colando o pensar e o fazer em projetos artísticos que sobem pelos muros, mas não cabem numa etiqueta.
@biancahabib_atelie

Anny Lemos [1987] é artista visual e educadora, graduada em Artes Visuais pela UNESP-Bauru. Autora de pinturas murais e telas, mantém ativa sua participação em exposições individuais e coletivas, transitando entre o interior paulista e capital. Gestos, lugares, memórias e a figura da mulher são recorrentes em seu trabalho.
@annylemos_artista

17 17America/Sao_Paulo maio 17America/Sao_Paulo 2022