Minicurso “Introdução à Astronomia II” oferecido pelo Observatório da USP está com inscrições abertas

18 18America/Sao_Paulo novembro 18America/Sao_Paulo 2022 - 9 09America/Sao_Paulo dezembro 09America/Sao_Paulo 2022

São disponibilizadas 30 vagas e a participação é gratuita

As inscrições para o minicurso presencial de Introdução à Astronomia II do Observatório Dietrich Schiel do CDCC-USP – São Carlos já estão abertas!

O tradicional minicurso de Introdução à Astronomia, oferecido semestralmente pelo Observatório, é dividido em duas partes: dois minicursos separados, com quatro aulas cada. A conclusão de cada uma delas dará direito a um certificado de participação para quem tiver presença mínima de 75%. Não é necessário ter participado do minicurso de Introdução à Astronomia I para acompanhar o minicurso de Introdução à Astronomia II.

Público-alvo: interessados em geral com idade igual ou superior a 14 anos, sem formação prévia sobre o assunto.

Duração: quatro semanas, de 18 de novembro a 9 de dezembro de 2022, sempre às sextas-feiras.

Carga horária: oito horas.

Horário: às sextas-feiras, das 15h às 17h.

Local do curso: dependências do Observatório Dietrich Schiel que fica no Campus Área 1 da USP de São Carlos (SP), acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.

Inscrições: serão feitas por meio da plataforma Sympla. Você poderá obter os tickets gratuitos de 8 a 16 de novembro de 2022 ou até o preenchimento das vagas. Link do Sympla para inscrições.

Caso tenha dificuldade de acesso à internet, é possível fazer a inscrição pelo telefone (16) 3373-9191, de terça a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30 (será necessário fornecer um telefone e um e-mail para contato).

Número de Vagas: 30

Ministrantes: André Luiz da Silva (astrônomo) e Jorge Hönel (físico); ambos da equipe do Observatório Dietrich Schiel do CDCC/USP.

Curso gratuito e com certificado. Será concedido um certificado de participação emitido pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP para quem obtiver um mínimo de 75% de presença (presença em pelo menos três das quatro aulas oferecidas).

Programa do minicurso:

Ao longo das quatro aulas do minicurso de Introdução à Astronomia II, serão vistos os seguintes tópicos:

1- O planeta Terra e o Sol: principais características e propriedades do planeta em que vivemos e da estrela mais próxima de nós;

2- As estrelas: suas propriedades, distâncias, cores e tamanhos; formação e evolução;

3- A Via Láctea, outras galáxias e o Universo: características da nossa Galáxia, classificação das galáxias; origem, evolução do Universo e a teoria do Big Bang;

4- Telescópios: principais características e os maiores telescópios da atualidade.

ATENÇÃO:

1- Para participar do minicurso é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 na primeira participação do(a) aluno(a). Será considerado comprovante de vacinação:

a) o cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a pessoa foi vacinada;
b) o certificado nacional de vacinação de Covid-19 disponível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão (https://concectesus.saude.br/home);
c) o certificado digital de vacinação contra o Covid-19 disponível no aplicativo Poupatempo Digital;
d) eventuais passaportes da vacina instituídos pelo Poder Público;
2- Não será permitida a entrada de outras pessoas além daquelas inscritas no minicurso (máximo de 30 inscritos);

3- Para participação de menores de 18 anos no minicurso, é necessário que o aluno(a) tenha autorização expressa de um dos pais ou de um dos responsáveis. Na primeira aula, será entregue para cada aluno(a) menor de 18 anos a ficha de autorização que deverá ser assinada no dia ou trazida assinada na segunda aula do minicurso;

A participação no minicurso implica na concordância com as condições acima.

Mais informações:
(16) 3373-9191 ou acesse:
cdcc.usp.br
www.facebook.com/cdcccda