- Este evento já passou.
IAU.USP Em Casa – “Museus: Novos Enquadramentos”
24 24America/Sao_Paulo junho 24America/Sao_Paulo 2020 às17:30 - 18:30
O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, promoverá nova edição do IAU.USP Em Casa Diálogos com o tema Museus: Novos Enquadramentos.
O evento será nesta quarta-feira, dia 24 de junho, às 17h30, com participação de Maria Cecília França Lourenço e Renata Vieira da Motta. Acesso pelo link: https://meet.google.com/xop-nzoz-wmd.
Os Museus no presente século enfrentaram uma série de questões, ativas desde a remota origem, estando nesta pandemia da Covid-19, se reinventando.
Dificuldades estruturais, funcionais e iminentes se agravaram, com o quadro lúgubre e em vários setores vivenciados neste momento. Escancarou-se um cenário de necessidades em que espetáculo, mercantilização, cifras e números mostraram suas fragilidades. Resilientes a tantas crises, como os museus engendrarão a pós-pandemia? (Maria Cecília França Lourenço)
Desde 2016, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) tem sistematicamente debatido com sua rede de 44 mil profissionais de 138 países a redação de uma nova definição de museu. Não se trata apenas uma atualização sobre “o que é museu”, mas as discussões se estendem principalmente “para que” e “para quem” os museus servem. O século 21 consolidou os museus-espetáculos, com exposições midiáticas e milhões de turistas-visitantes, mas também – de forma menos visível – temos a emergência de outras vozes, de outras narrativas, de museus fortemente ancorados em suas comunidades. (Renata Vieira da Motta)
Maria Cecília França Lourenço
Professora Titular,FAU USP, lidera GMP FAU USP (Grupo Museu Patrimônio) e editora do Dossiê Revista ARA FAU USP. Historiadora e museóloga, concluiu: a) Graduação em Artes Plásticas [FAAP (1969)]; b) Mestrado [ECA USP (1981)], análise da obra de José Ferraz de Almeida Jr.; c) Doutorado relativo ao tributo de etnias na disseminação da arte moderna, [FAU USP (1990)]; d) Tese de Livre Docência [FAU USP (1999)] versou sobre museus brasileiros e a recepção da arte moderna; e) Concurso de Titular voltou-se à musealização da arte oitocentista, no país [FAU USP (2002)]. Dirigiu: a) Pinacoteca do Estado/SP, e, na USP, b) hoje nomeado, Centro de Preservação Cultural/CPC; c) Ruínas Engenho dos Erasmos; d) Laboratório de Modelos Tridimensionais; e) Departamento de História/ FAU; f) desde 1991 instituiu e lidera o Grupo Museu/ Patrimônio FAU USP/ GMP; g) com os membros GMP FAU USP criou em 2014 Site e organizou desde 2016, Revista ARA FAU USP; com enfoque em questões contemporâneas, amanhã, patrimônio desta época, digital. – https://www.revistasusp/revistaara/. Desde 2015 realiza Programa de Professor Sênior/ USP. Vem orientando em distintos níveis.
Renata Vieira da Motta
Arquiteto e Urbanista (1998), Mestre (2003) e Doutor (2009) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Foi professora da Associação de Ensino de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo | Escola da Cidade e professor convidado da pós-graduação lato sensu “Crítica e Curadoria” da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Museus e Gestão Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: museu, política pública, gestão. De 2011 a 2016 atuou na área de museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, como Diretora Técnica do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM). Atualmente está vinculada à Universidade de São Paulo, como Assessora do Gabinete da Reitoria para a área de museus e coleções. É Presidente do ICOM Brasil.
Links de interesse:
Revista ARA
https://www.revistasusp/revistaara/
Sobre a Nova Definição de Museu –
https://icom.museum/es/recursos/normas-y-directrices/definicion-del-museo/
Carta Aberta do ICOM Brasil sobre museus e comunidades –
https://www.icom.org.br/?p=1928
Por IAU