Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Eventos on-line da USP – 27 e 28/08

agosto 27 - agosto 28

Transmissões de eventos com especialistas da USP podem ser acompanhadas gratuitamente pela internet. 

Dia 27 de agosto – quinta-feira

-Questões Centrais da Crise nos Cursos de Engenharia
Às 15 horas, evento on-line vai discutir a crise sem precedentes na formação de engenheiros em nosso país que, por uma série de razões políticas e econômicas, aumentou o desemprego na profissão afastando muitos jovens dessa carreira. Entre várias questões, o encontro vai falar tentar responder como poderão se organizar as instituições de ensino superior para acompanhar as oscilações da demanda na formação de engenheiros e atrair mais estudantes. O debate é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA), com participação de Marcello Nitz, Pró-Reitor Acadêmico do Instituto Mauá de Tecnologia; Simon Schwartzman, do Instituto de Estudos de Política Econômica e membro da Academia Brasileira de Ciências; e José Roberto Cardoso, da Escola Politécnica da USP. O expositor será Roberto Lobo, do IEA. A transmissão pode ser acompanhada neste link: http://www.iea.usp.br/aovivo .

-Judiciário em tempos de pandemia
Com transmissão on-line às 18 horas, evento promovido pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV) contará com a participação de Marcos César Alvarez, coordenador do NEV, Sérgio Adorno, coordenador do projeto Cepid/NEV, Gorete Marques, pesquisadora do NEV e Marcelo Semer, Juiz de Direito. A transmissão estará disponível neste link pela plataforma Zoom.

https://zoom.us/j/99415668131?pwd=SUo2dEFXemM4dUE0d282UER2d0NmQT09#success

-A experiência dos bacharéis em saúde pública formados pela FSP-USP no enfrentamento da pandemia da COVID-19
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) transmite às 18 horas neste link um webinar para tratar da trajetória de quase 10 anos do curso de graduação em Saúde Pública da instituição e das suas constribuições para o Sistema Único de Saúde (SUS) na formação de sanitaristas de sólido conhecimento técnico-científico. O encontro vai debater a formação do sanitarista e o desenvolvimento da capacidade crítica, reflexiva e ética da formação em saúde coletiva como norteadores necessários para a atuação num campo tão complexo e com impactos em praticamente todos os aspectos da vida em sociedade, como na pandemia da covid-19. Participam os palestrantes Fausto Soriano, da Organização Social de Saúde Fundação ABC; Nayara Rael, da Secretaria Municipal de Saúde de Jundiaí; Felipe Daiko, da Secretaria Municipal de Saúde de Santo André; e Rodrigo Contrera, da Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara. O encontro será transmitido no canal da FSP no YouTube, neste link: https://www.youtube.com/channel/UCN3_jc9tTYn4TaonbR_CzDQ.

-Questões da Literatura de Língua Inglesa: “Por que D. H. Lawrence deixou de ser um autor canônico?”
Às 19 horas, tem início uma série de discussões sobre a literatura de língua inglesa promovidas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). O primeiro debate será sobre o autor D. H Lawrence (1885-1930), considerado um dos grandes autores da literatura inglesa, abordando as dificuldades de tradução de sua obra para a língua portuguesa, questões referentes à representação das personagens femininas e o uso do romance como o gênero em que as demandas da subjetividade se impõem sobre as amarras de convenções literárias e morais. Participam John Milton, professor titular de Estudos da Tradução na FFLCH; Patricia Freitas, doutoranda do Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês e tradutora de D.H. Lawrence; Thiago Rhys Bezerra Cass, professor de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ; e Mayumi Ilari, docente da área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da FFLCH. A discussão poderá ser acompanhada neste link: https://www.youtube.com/channel/UCNiH334YQslyClYxjkM0X8A .

-On board na logística agroindustrial
Às 19h, o Grupo Esalq-Log, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, realiza uma live os efeitos da pandemia na logística e o cenário do mercado de fretes, bem como a situação atual das movimentações de produtos agrícolas no país. Divididos por painéis, a transmissão será apresentada pelos pesquisadores do Grupo, que vão abordar o mercado atual de fretes e as expectativas para o segundo semestre, os custos no transporte rodoviário, os corredores logísticos estratégicos, como o Arco Norte, e análises estratégicas para o próximo ano, além de apresentar dados provenientes do SIFRECA – Sistema de Informações de Fretes. O link para participar será disponibilizado nas redes sociais do Grupo Esalq-Log neste link: https://www.facebook.com/esalqlog/ .

Dia 28 de agosto – sexta-feira

-Os Partidos Políticos e a Crise Global das Democracias
O webinar que tem início às 11 horas neste link http://www.iea.usp.br/aovivo, vai tratar do papel dos partidos políticos e do impacto do seu desempenho para a qualidade da democracia, com ênfase especial para a representação política dos cidadãos. Promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA), participam como debatedores Gabriela de Oliveira Carneiro, do Centro de Estudos de Opinião Pública da Unicamp, e Leandro Piquet Carneiro, do Instituto de Relações Internacionais (IRI). José Álvaro Moisés, do IEA), é o moderador.

-StartuPapo: volta às aulas com empreendedores
Às 13 horas, o Núcleo de Empreendedorismo da USP reunirá fundadores de quatro startups brasileiras que já ganharam o mercado e estão no dia a dia das pessoas: Gympass, Cuidas, 99, Yellow e Buscapé. O evento terá transmissão ao vivo pela página do Facebook do NEU neste link: https://www.facebook.com/uspempreende  .

-Formação e prática docente no ensino superior: novos desafios para o ensino público?
Evento on-line às 14 horas terá como tema a formação do profissional docente e os desafios do ensino não presencial por meio de processos de ensinos digitais; práticas pedagógicas e processos não presenciais. O evento faz parte do ciclo de seminários Vivenciando 2020, promovido pela Pró-Reitoria de Pós Graduação, que aborda elementos de complementação da formação docente e de capacitação do pós-graduando. Participam Cristina Maria d’Avila Teixeira, da Universidade Federal da Bahia, e Alda Marin, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O evento estará disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=8hVDeO0UWgA&feature=youtu.be  .

-Relações entre amamentação e alimentação infantil
Outro webinar que faz parte do VI Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, com transmissão às 14 horas, vai abordar o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras menores de dois anos; a autonomia infantil na alimentação complementar; e como amamentar em livre demanda pode influenciar na alimentação complementar. O evento é promovido pelo Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) e terá transmissão pelo canal do YouTube neste link: https://www.youtube.com/channel/UCN3_jc9tTYn4TaonbR_CzDQ .

-Impactos e desafios de pesquisa durante a pandemia de Covid-19 – Torcidas de futebol: redes e sociabilidades no contexto brasileiro da pandemia
Às 19 horas, mais um seminário do Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade da Faculdade de Filososfia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) vai abordar a questão do futebol num momento de privação do estádio e como os torcedores ganharam protagonismo pela participação em protestos antifascistas e por ações de solidariedade com as suas respectivas comunidades. Mariana Mandelli, mestre em Antropologia Social, vai debater com Luiz Henrique Toledo, docente da UFSCar que pesquisa o assunto. O seminário terá transmissão on-line pelo canal do Grupo do YouTube neste link: https://www.youtube.com/channel/UCKgeIm9JgcUViV6nDCMZ1Kw?sub_confirmation=1 .

 

Por Jornal da USP.

 

 

Detalhes

Início:
agosto 27
Final:
agosto 28
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , ,