Diálogos de Cultura – “SOMOS CULTURA! A EXPRESSÃO DAS PLURALIDADES E DOS HORIZONTES PARA ESPERANÇAR”

18 18America/Sao_Paulo outubro 18America/Sao_Paulo 2021 - 22 22America/Sao_Paulo outubro 22America/Sao_Paulo 2021

Confira a programação da nossa última semana de Diálogos de Cultura.

O tema dessa semana é “SOMOS CULTURA! A EXPRESSÃO DAS PLURALIDADES E DOS HORIZONTES PARA ESPERANÇAR”.

Acontecerá do dia 18 a 22 de outubro.

O evento é organizado pela Coordenadoria de Cultura (CCult) – Gestão #SomosCultura da ProEx UFSCar, conjuntamente com o Centro Cultural USP São Carlos, o Diretório Central dos Estudantes DCE Livre UFSCar, o Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP campus São Carlos e demais parceiros e colegas.

Não se esqueça de se inscrever no evento, pelo link:

Exibição do documentário curta-metragem USP 7% e debate

Nesta segunda-feira, 18/10 às 17h30 acontece o webinário para falar de Inclusão, permanência, cultura e universidade pública. Para nortear o encontro teremos como base o documentário USP 7%, de Daniel Mello (@quasejovem), jornalista e um dos produtores do curta-metragem.

O filme fez parte da mobilização por cotas na USP e expõe as barreiras que a universidade impõe aos negros que querem acessar ao ensino superior.

Filme disponível no YouTube, para assistir clique aqui.

A luta por cotas raciais na Universidade de São Paulo, começou há 30 anos e, mesmo com a lei que em 2012 passou a garantir reserva de vagas para alunos negros, indígenas e egressos de escolas públicas nas universidades federais e estaduais, foi só em 2017 que a Usp se abriu às políticas de acesso.
O movimento negro, já em 2012 fez pressão com a criação da Frente Pró-Cotas que exigia a implantação de políticas afirmativas na instituição. É nesse momento que é filmado o documentário USP 7% .

Inclusão e permanência no ensino superior é um direito, a universidade pública e a sociedade perdem copiosamente quando este direito não é garantido, essa é uma pauta de todos nós!

Assista ao filme do diretor Daniel Mello e participe da live segunda-feira.

18 18America/Sao_Paulo outubro 18America/Sao_Paulo 2021
22 22America/Sao_Paulo outubro 22America/Sao_Paulo 2021