Diálogos de Cultura – “culturas indígenas na universidade: descolonizando o saber, o fazer e o ser”

8 08America/Sao_Paulo outubro 08America/Sao_Paulo 2021 às17:00

Acesse e acompanhe a programação de quinta-feira 08/10/2021, às 17h.
Experiência em Diálogos Teorias e Práticas: “culturas indígenas na universidade: descolonizando o saber, o fazer e o ser”

Você poderá assistir através de nossos canais do YouTube:
YouTube Coordenadoria de Cultura UFSCar
YouTube Centro Cultural USP São Carlos
YouTube TUSP

Nesta atividade contaremos com a participação de Daniel Munduruku e Mediação de Claudilene Pedrosa estudante indígena do curso de Eng Florestal UFSCar – Sorocaba

Daniel Munduruku – (Belém, 28 de fevereiro de 1964) é um escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku. Autor de 54 livros publicados por diversas editoras no Brasil e no exterior, a maioria classificados como literatura infanto-juvenil e paradidáticos. É Graduado em Filosofia, História e Psicologia. Tem Mestrado e Doutorado em Educação pela USP – Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por sua obra literária: Prêmio Jabuti CBL – Câmara Brasileira Do Livro, Prêmio da Academia Brasileira de Letras – ABL, Prêmio Érico Vanucci Mendes – CNPq, Prêmio Madanjeet Singh para a Promoção da Tolerância e da Não Violência – UNESCO, Prêmio da Fundação Bunge pelo conjunto de sua obra e atuação cultural, em 2018, entre outros. Muitos de seus livros receberam selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. Ativista engajado no Movimento Indígena Brasileiro, reside em Lorena, interior de São Paulo, desde 1987. Cidade onde é Diretor-Presidente da ONG e selo editorial Instituto Uka – Casa dos Saberes Ancestrais, também é membro-fundador da Academia de Letras de Lorena. Atualmente Daniel administra uma livraria online especializada em livros de autores indígenas e promove há 17 anos, o Encontro de Escritores e Artistas Indígenas no Rio de Janeiro em parceria com a FNLIJ.

Apoio de Vivian Davies – Professora de educação infantil na creche USP São Carlos e colaboradora junto ao Centro Cultural da USP São Carlos

Apoio técnico
Marília Daniela Barbosa Silva – estudante de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP) e estagiária do Centro Cultural USP São Carlos

Caroline da Cunha Silva – estudante de Música (DAC UFSCar São Carlos) e membro da equipe da Coordenadoria de Cultura ProEx UFSCar