Cursos de Férias 2020 – Oficina de Dança “O Corpo e a Comunicação”

13 13America/Sao_Paulo janeiro 13America/Sao_Paulo 2020 às18:30 - 14 14America/Sao_Paulo fevereiro 14America/Sao_Paulo 2020 às20:00

OFICINA DE DANÇA “O CORPO E A COMUNICAÇÃO” | Dança

Em concordância com os trabalhos realizados pelo Núcleo Tusp em 2019, a oficina pretende avançar nas pesquisas a respeito do corpo cotidiano e suas potencialidades de comunicação. Para isto, propomos atividades onde cada indivíduo reconheça o próprio corpo, seja por movimento conhecidos ou novos, trabalhando individualmente, em duplas e grupos. É nesse sentido que a vivência corporal cotidiana e os corpos dissidentes entram no debate: a ditadura do corpo padrão nos limita, nos inibe e nos restringe em diversos espaços, porém todo e qualquer corpo é capaz de dançar, de comunicar uma ideia, uma ideia, seja pela linguagem, pelos movimentos ou pelo olhar.

Refletiremos e criaremos a partir dos preconceitos sofridos pelos corpos que “não se encaixam” utilizando estratégias de desautomatização do corpo e da rotina, e se apropriando do olhar como ferramenta de tensionamento e comunicação.

Para participar da atividade não é necessário ter experiência com dança.

Venha com roupas confortáveis.

A presença nas aulas garante a vaga.

Essa atividade é uma parceria entre o Centro Cultural de São Carlos e o TUSP de São Carlos, órgão da Pró- Reitoria de Cultura e extensão.

Coordenação: Camila Castro e Bárbara Machado (apoio)

Data/hora: quartas-feiras, das 18h30 às 20h

Local: Sala Experimental do TUSP

Público-alvo: a partir de 17 anos

Vagas: 20

Sobre Camila Castro: 23 anos, é estudante de Arquitetura e Urbanismo pela USP São Carlos. Atualmente é bolsista do TUSP em teatro e dança. Iniciou seu contato com dança ainda criança, no ballet clássico. Na universidade participou da realização e organização de de espaços e eventos culturais.

Iniciou as aulas de ballet clássico em 2003 no Teatro São José, e entre 2018 e 2019 participou como aluna de aulas de dança contemporânea no Espaço Urze com Francisco Silva.

Sobre Bárbara Machado: 21 anos, é estudante do nono período de Arquitetura e Urbanismo na USP de São Carlos, atualmente é bolsista do Teatro da USP campus São Carlos. Começou seu contato com espaços teatrais e dança no estudo de ballet clássico quando criança, desde lá o contato com a dança se fortaleceu, nesse período participou da produção de espetáculos da Giro Oito Cia de Dança, primeira

experiência mais próxima com a realização de espetáculos.

Iniciou suas aulas de dança em 2001 na academia Energia núcleo de dança, praticando ballet clássico; em 2007 iniciaram-se os estudos em jazz e dança contemporânea.

No período de 2015 a 2017 fez aulas no Espaço Urze, de técnica contemporânea com Francisco Silva, onde também trabalhou como professora de aulas de jazz.

13 13America/Sao_Paulo janeiro 13America/Sao_Paulo 2020 às18:30
14 14America/Sao_Paulo fevereiro 14America/Sao_Paulo 2020 às20:00