Curso de Difusão – Canteiro Escola: Taipa de mão aplicada à edificação do grupo habis modulo 1 – terra

21 21America/Sao_Paulo março 21America/Sao_Paulo 2023 - 29 29America/Sao_Paulo março 29America/Sao_Paulo 2023

A Comissão de Cultura e Extensão do IAU-USP informa que de 01 a 03 de abril de 2023 será oferecido o curso de Difusão – Canteiro Escola: Taipa de mão aplicada à edificação do Grupo Habis Modulo 1 – Terra.

Coordenadora: Profa. Dra. Akemi Ino
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Akemi Hijioka
Carga horária do curso: 30h
Número de vagas: 30
Período das inscrições: 21 a 29/03/2023 pelo sistema Apolo USP

Datas:
01,02 e 03/04/2023
Horário: 8h-12h e das 14h-18h
Local: Instituto de Arquitetura e Urbanismo IAU-USP

Objetivos do curso: Ampliar o conhecimento técnico-prático relacionado ao preparo da terra para taipa de mão.

Público-alvo: Público em geral, estudantes e pesquisadores das áreas de arquitetura, construção, engenharias e trabalhadores da construção civil.

O Canteiro Escola do grupo HABIS/IAU USP, nesta 13ª Edição, na modalidade de curso de difusão tratará uma das técnicas da arquitetura de terra, a Taipa de mão, conhecida também como Técnica Mista, pau à pique, taipa de sopapo, entre outras denominações. O Canteiro Escola promovido pelo grupo Habis, desde 2008, nas suas distintas modalidades, seja nas áreas urbanas ou nas áreas rurais, seja “dentro” ou “fora” dos muros da universidade, tem como objetivo proporcionar aos estudantes, pesquisadores, profissionais e publico em geral a oportunidade de ter contato com técnicas de construção em arquitetura menos conhecidas ampliando o leque de opções tecnológicas mais sustentáveis.

A taipa de mão, uma das técnicas construtivas tradicionais utilizadas no brasil, apesar do seu potencial, ainda é muito pouco aceito e guarda imagens de uma construção com pouca durabilidade e remete à condição de pobreza e precariedade. No entanto, a taipa de mão executada pelos imigrantes japoneses, no Município de Registro-SP, apresenta uma qualidade excepcional onde algumas casas construídas tem mais 100 anos e ainda em uso até hoje.

A taipa de mão pode ser uma das opções construtivas de menor impacto ambiental desde que sejam adotados os devidos cuidados na sua execução que passa pelo detalhamento executivo, preparação adequada da terra, da madeira e do bambu.

21 21America/Sao_Paulo março 21America/Sao_Paulo 2023
29 29America/Sao_Paulo março 29America/Sao_Paulo 2023