
- Este evento já passou.
Constelação de Perseu e sua mitologia será tema de palestra gratuita no Observatório da USP
25 25America/Sao_Paulo novembro 25America/Sao_Paulo 2023 às19:00 - 20:00

Evento acontece às 19 horas do próximo sábado, dia 25 de novembro.
A palestra da Sessão Astronomia desta semana tem como tema A mitologia de Perseu no céu estrelado, e será ministrada por Sophia Costa, da equipe do Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC-USP).
A atividade é gratuita e será realizada às 19 horas do sábado, 25 de novembro, no anfiteatro do Observatório. Após a palestra, é realizada a observação do céu noturno.
Sinopse da palestra – Os nomes dados às constelações que vemos no céu noturno têm variadas origens e a maioria deles carrega uma história e um significado. No contexto da Astronomia Ocidental, boa parte dos nomes das constelações decorrem da mitologia greco-romana. Na Sessão Astronomia desta semana, a palestrante discorrerá sobre as mitologias que envolvem a constelação de Perseu e algumas constelações adjacentes, conhecidas como Família de Constelações de Perseu. Em seguida, também serão abordadas algumas curiosidades sobre as principais estrelas e objetos de céu profundo que compõem esse grupo.
Sobre a imagem – Perseu carregando a cabeça de Medusa, a Górgona, conforme retratado em “O Espelho de Urania”, publicado por volta de 1825. Fonte: http://www.ianridpath.com/atlases/urania.html
Sobre o evento – A Sessão Astronomia é um programa do Observatório Dietrich Schiel criado em 1992, que consiste em palestras ministradas pelos membros da equipe e convidados, com objetivo de levar informação atualizada ao público numa linguagem acessível e descontraída, além de aprimorar as habilidades de comunicação e de divulgação científica dos monitores. A preparação das palestras é supervisionada por um profissional da área de Astronomia e a apresentação pública é precedida por uma apresentação feita aos membros da equipe.
Recomendações e avisos para a participação na atividade:
1) a palestra acontecerá antes do horário de observação do céu, que começa às 20h;
2) o número máximo de participantes para o evento é de 40 pessoas; a depender do número de interessados, poderão ser distribuídas senhas para a palestra, entregues por ordem de chegada;
3) a classificação indicativa é livre para todos os públicos, embora o conteúdo da palestra tenha sido pensado para pessoas com 14 anos ou mais.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9191
www.facebook.com/cdcccda
www.instagram.com/cdcc.ods
O que: Sessão Astronomia – tema da palestra “A mitologia de Perseu no céu estrelado”
Quando: Sábado, 25 de novembro, às 19 horas
Onde: Anfiteatro do Observatório, localizado na Área 1 da USP de São Carlos. Acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.