Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Confira a programação de junho do Cineclube CDCC

3 03America/Sao_Paulo junho 03America/Sao_Paulo 2017 às20:00 - 24 24America/Sao_Paulo junho 24America/Sao_Paulo 2017 às22:30

 

Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promoverá a seguinte programação no mês de junho de 2017:

 DIA 03/06 – UM MESTRE EM MINHA VIDA
Master Harold… and the Boys, África do Sul, 2010, Drama, 87 minutos
Direção: Lonny Price
Elenco: Freddie Highmore, Ving Rhames, Deon Lotz
Harold, também conhecido como Hally, é um garoto de dezessete anos que cresceu na companhia de Sam e Willie, empregados da Casa de Chá Parque São Jorge, pertencente a sua mãe Betty. O garoto é muito próximo dos empregados que são negros e sofrem imensa discriminação na África do Sul da década de 1950, em plena época de Apartheid.
Sam, que sempre foi muito próximo de Harold, principalmente quando o menino era criança, conta-lhe como é sua vida e as experiências passadas por ele. Hally também lhe transmite muitas experiências de vida, especialmente por ter tido oportunidades de vida que Sam, assim como Willie, nunca imaginou ter. Portanto, a troca de conhecimentos e vivência é algo contínuo durante toda a trama.
Os dois empregados estão empolgados com uma competição de dança de salão que irão participar, Hally se interessa pela competição e pelo modo como acontece, porém vive momentos de instabilidades emocionais, pois seu pai alcoólatra está voltando da reabilitação e isso o deixa nervoso e confuso. Essa confusão em sua mente toma contornos inesperados e afeta diretamente a relação entre ele e Sam.
O filme é baseado em uma peça teatral e caracteriza uma relação entre pai e filho, no caso, Harold tem uma relação muito complicada com seu pai biológico e tem como alicerce paternal os dois garçons porém, a influência do Apartheid e da situação em que vive o país, o afeta de modo impactante e ele deve conciliar momentos vividos no passado com  com a situação presente, inclusive familiar.
Eric Martins da Silva
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS
Tema: Apartheid
Contém: Linguagem depreciativa

 DIA 10/06 – A ALDEIA DOS AMALDIÇOADOS
Village of the damned, Inglaterra, 1960, Terror, 77 minutos
Direção: Wolf Rilla
Elenco: George Sanders, Barbara Shelley, Martin Stephens
O desmaio coletivo dos moradores de um pequeno vilarejo de Midwich, interior da Inglaterra, é o primeiro de uma série de acontecimentos bizarros que presenciaremos nesta sessão, além de um desenvolvimento perverso da narrativa que trará à tona um certo dilema moral. Aldeia dos Amaldiçoados parte do desconhecido como o fator incondicional para o surgimento do medo – uma das matérias-primas do gênero terror – e dialoga com o contexto histórico do seu tempo: a paranoia da invasão comunista e a pressão psicológica da guerra fria.
Vale a pena dizer que o filme é baseado no livro The MidwichCuckoos, escrito por um dos grandes nomes da ficção científica, o inglês John Wyndham, também conhecido pelo clássico O Dia das Trífides.
Em parceria com o Cineclube CDCC, o grupo do TCC “O Homem do Saco” da UFSCar, tem o prazer de apresentar este que será o segundo de uma série de filmes que serão exibidos ao longo dos próximos meses, todos voltados para o eixo do horror nos anos de 1960 em diferentes cantos do mundo.
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS
Tema: Sobrenatural
Contém: Violência

 DIA 17/06 – A BUSCA PELA JUSTIÇA
Heavens Fall, Estados Unidos, 2006, Drama, 105 minutos
Direção: Terry Green
Elenco: Timothy Hutton, David Strathairn, Leelee Sobieski
Durante uma viagem de trem, em 1931, após se envolverem em uma briga, nove jovens negros são acusados de ter estuprado duas adolescentes no estado do Alabama, Estados Unidos. Em um julgamento onde todo o júri era parcial e as testemunhas coagidas a depor contra os jovens, os negros foram condenados à pena de morte na cadeira elétrica. Felizmente, o caso chega à Corte Suprema dos EUA que força um novo julgamento para decidir o destino dos jovens acusados.
Samuel Leibowitz, um advogado de Nova York, decide defender os acusados e transmitir um pouco das diferenças culturais que existe entre os dois estados americanos. Leibowitz trás a tona toda a segregação racial existente no Alabama, tentando entender o porquê dessa segregação acontecer e tentando mudar a visão dos sulistas sobre o preconceito praticado por todos, não somente no caso mas em todas as leis e ações praticadas pelos cidadãos e pela política estadual.
O filme retrata o julgamento de Haywood Patterson, o primeiro acusado a ser julgado, que mudará muita coisa no futuro de todos os envolvidos no caso já que, em seu julgamento muitas evidências são protagonistas de reviravoltas no caso.
Este fato verídico colaborou com o aperfeiçoamento das leis e ordens americanas, em especial no estado do Alabama, tudo em decorrência das acusações e também do vigor de Samuel Leibowitz para acabar com injustiças cometidas contra americanos afrodescendentes pelo Estado.
Eric Martins da Silva
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 12 ANOS
Tema: Batalha judicial e racismo
Contém: Agressão física e descrição verbal do ato violento

 DIA 24/06 – O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA
The Last King of Scotland, Estados Unidos, 2006, Drama/Ação, 122 minutos
Direção: Kevin Macdonald
Elenco: James McAvoy, Forest Whitaker, Kerry Washington
Nicholas Carrigan é um médico escocês recém-formado e inconformado com o fato de ser apenas mais um médico em seu país. Buscando fazer a diferença, Nicholas parte para uma viagem rumo à Uganda onde suas habilidades seriam mais bem aproveitadas.
Chegando ao país, o jovem médico acaba por conhecer Idi Amin Dada um general que assumiu a posição de presidente através de um golpe de estado. Ao auxiliar o atual presidente, que havia se envolvido em um acidente de carro ao atropelar uma vaca, Nicholas acaba por atrair a atenção dele. O general, por sua vez, simpatiza com o jovem sobretudo quando descobriu que ele é escocês e decide nomeá-lo seu médico pessoal.
Nicholas é apresentado a uma outra Uganda que contrasta com a pobreza que tinha presenciado até então. Testemunha o fato de Idi Amin viver uma vida de luxo enquanto o resto do país se encontra no auge de uma grave crise econômica. O jovem escocês, por sua vez, passa a aproveitar as regalias que seu cargo lhe confere e aos poucos se esquece de seu plano original.
O médico se aproxima cada vez mais do general, e com o tempo acaba por notar que o atual presidente governa o país e a família com um punho mais firme do que deveria. Nicholas descobre que a série de desaparecimentos que vem ocorrendo no país, na verdade são assassinatos em massa promovidos pelo próprio Idi Amin para se manter no poder. Assim como, o fato das medidas administrativas tomadas pelo presidente não serem para atender as necessidades do povo ugandês, mas sim para satisfazer o ego do autodeclarado Último Rei da Escócia. Além disso, o jovem percebe que Idi Amin obriga uma das esposas a viver em reclusão em uma casa luxuosa com o filho do casal devido ao fato do garoto ter epilepsia, doença que na época já era tratável.
O Último Rei da Escócia arrecadou diversos prêmios, entre eles o Oscar de melhor ator para Forest Whitaker e o prêmio BAFTA de melhor filme britânico.
Miguel Lopes da Silva Filho
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS
Tema: História de um presidente
Contém: Conteúdo sexual, assassinato e tortura

Apoio Cultural Hi-Fi Discos & Mídia

O CDCC se encontra na Rua Nove de Julho, 1227, Centro.

Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9772

Texto por: Assessoria de Comunicação - USP São Carlos

Detalhes

Início:
3 03America/Sao_Paulo junho 03America/Sao_Paulo 2017 às20:00
Final:
24 24America/Sao_Paulo junho 24America/Sao_Paulo 2017 às22:30
Categorias de Evento:
,

Organizador

CDCC-USP – Centro de Divulgação Científica e Cultural
Telefone:
(16) 3373-9772
Website:
http://www.cdcc.usp.br

Local

Cineclube CDCC
Rua Nove de Julho, 1227 - Centro
São Carlos, São Paulo Brasil
+ Google Map
Telefone:
(16) 3373-9772
Website:
braz@cdcc.usp.br