Concurso para logomarca do IAU

11 11America/Sao_Paulo fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 23 23America/Sao_Paulo março 23America/Sao_Paulo 2020

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas, até dia 23 de março, para o concurso que escolherá seu novo logotipo ou logomarca. Os critérios que serão adotados para a seleção são: criatividade, originalidade, aplicabilidade e comunicabilidade.

O logotipo é a forma de identificar uma instituição ou empresa por meio de seu próprio nome, escrito por extenso ou abreviadamente (sigla), de forma estilizada. Já a logomarca, é a identificação de uma instituição por meio da junção do logotipo com uma imagem ou desenho que, de algum modo, a represente.

Podem participar do concurso todos os interessados, vinculados ou não à USP, exceto membros da comissão julgadora, da diretoria e da comissão organizadora. Cada candidato poderá apresentar até duas propostas de logotipo; duas propostas de logomarca; ou uma proposta de cada. As criações podem ser individuais ou coletivas, como, por exemplo, as apresentadas por empresas juniores. No caso de criação coletiva, a ficha de inscrição deverá ser preenchida por apenas um integrante, que será considerado o representante legal do grupo.

A logomarca ou o logotipo da proposta vencedora do concurso passará a ser de uso exclusivo do IAU e poderá ser reproduzido, em sua forma original ou adaptada, para identidade visual em provas, manuais, folders, cartazes, papéis timbrados, convites, envelopes, bandeiras, site institucional, eventos e em outras aplicações. Em função das comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo; 35 anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo e 10 anos do IAU, que ocorrerão entre 2020 e 2021, as propostas de logotipo e logomarca também deverão apresentar uma versão alusiva a essas comemorações para uso temporário.

O primeiro colocado do concurso será premiado com um certificado de vencedor emitido pelo IAU. Já quem ficar em segundo e terceiro lugares receberão menção honrosa. As inscrições e o envio das propostas devem ser feitos exclusivamente pela internet, através do seguinte link. Para conferir todas as regras e informações acesse o edital completo do concurso.

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do IAU/USP

Mais informações: