- Este evento já passou.
Comutação Redox Dinâmica – de sensores a máquinas moleculares
outubro 7 às16:00
Interruptores moleculares são pequenas moléculas capazes de mudar suas propriedades de forma controlada, em resposta a estímulos externos, facilitando inúmeras aplicações como: detecção, (opto)eletrônica, armazenamento de energia e máquinas moleculares.
Há duas classes específicas desses interruptores que mudam quando ocorre um efeito chamado redox (transferência de elétrons): uma que muda de estado, chamada comutadores redox dinâmicos e outra que muda de forma, chamada comutadores conformacionais.
O professor Dr. Robert Hein desenvolve pesquisas nesta área e estará no Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) onde proferirá seminário abordando o tema e, em particular, “destacará interruptores baseados em uma estrutura chamada de alcenos superlotados, como os bistioxantilidenos, que têm um grande potencial para aplicações tecnológicas”, explica.
O pesquisador atua como Líder Independente de Grupo de Pesquisa Júnior no Instituto de Química Orgânica da University of Münster, Alemanha, com interesse nos seguintes temas: Química supramolecular, Química hospedeiro-hóspede, automontagem, eletroanálise, espectroeletroquímica, interfaces funcionais e materiais, sensorização e interruptores e máquinas moleculares.
O evento integra a programação do Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h”, que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas, sob coordenação dos professores Drs. Laís Canniatti Brazaca e Marcelo Henrique Gehlen.
Agende:
“Dynamic Redox Switching – From Sensors to Molecular Machines”
07/10/2024, 16h, anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” (térreo do edifício Q1)
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP São Carlos
O evento será presencial e proferido em inglês.
Gratuito e aberto aos interessados, com emissão de certificado aos participantes.
Inscrição: aqui .