Colóquios IFSC: “O efeito Unruh e sua observação”

24 24America/Sao_Paulo novembro 24America/Sao_Paulo 2017 às10:30 - 11:30

Nesta sexta-feira, 24 de novembro, às 10h30, no auditório do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) “Professor Sérgio Mascarenhas”, ocorrerá mais uma edição do Colóquios IFSC, que será ministrado por George Matsas, docente e pesquisador do Instituto de Física Teórica (IFT/Unesp), com a palestra “O efeito Unruh e sua observação”.

Segue abaixo o resumo do colóquio:

O vácuo é usualmente caracterizado por ser um estado de mínima energia, onde observadores livres congelam a temperatura de 0ºK. De acordo com o efeito Unruh, contudo, observadores suficientemente acelerados no vácuo morreriam queimados em um banho térmico de radiação. De quebra, o efeito Unruh acabou vindicando a descoberta feita anos antes por S. Fulling de que, quanticamente, o conceito de partícula depende do observador. Apesar do tremendo impacto conceitual dessa descoberta, uma observação direta do efeito Unruh ainda é debatida, dado que a aceleração necessária para alcançar 1ºK às suas custas é de 1020 m/s². Nessa palestra geral, explicaremos (i) o que é o efeito Unruh, (ii) porque ele é necessário para a consistência da mecânica quântica, e (iii) uma proposta de como podemos observá-lo com a tecnologia atual.  Até mesmo o vácuo é cheio de surpresas; nada é fácil.

Colóquios IFSC é um evento semanal promovido pelo IFSC/USP, e é aberto a todos os interessados, não sendo necessária inscrição prévia para participação. Os colóquios são também transmitidos ao vivo pela IPTV USP.

Para acompanhar a programação do Colóquios IFSC, acesse http://www.ifsc.usp.br/coloquio/

Por Assessoria de Comunicação do IFSC

24 24America/Sao_Paulo novembro 24America/Sao_Paulo 2017