
- Este evento já passou.
CINE_arena: Hasta la Brisa, Proyecto M e Quarta tem Batalha
9 09America/Sao_Paulo março 09America/Sao_Paulo 2019 às19:00 - 23:30

Neste sábado, 09/03, acontecerá a exibição de 3 filmes produzidos na cidade, que irão estrear no telão da parede do Teatro de Arena de São Carlos.
Os filmes exibidos serão: “Quarta tem Batalha”, “Proyecto M” e “Hasta la Brisa”, e falam sobre resgate cultural junto do combate à violência e injustiças sociais.
A exibição será gratuita e também haverá uma apresentação musical por Vini Maués, compositor da trilha sonora de “Hasta la Brisa”.
O Teatro de Arena fica na rua Sete de Setembro nº 1735, e você pode conferir mais informações sobre a exibição e cada uma das obras no evento do Facebook, “CINE_arena”. Nos vemos lá!”
PROGRAMAÇÃO
19h – Apresentação e abertura
19:20h – PLAY Quarta tem Batalha (23′)
19:50h – PLAY Proyecto M – Patriarcado (33′)
20:30h – Apresentação Vini Maués
21:15h – PLAY Hasta la Brisa (43′)
22h – MIC ABERTO – Para intervenções, poesias, músicas, rimas, debates, só chegar!
Sinopses:
>>>>>> QUARTA TEM BATALHA – 23min
O documentário retrata o trabalho na busca do sonho de viver da arte, através de uma organização coletiva em um movimento de rua, realizado na Praça Brasil todas as quartas-feiras, os anseios da juventude por formas de sustento que não à escravizem, as dificuldades na articulação da roda, a falta de incentivo, o preconceito, em contraponto com a força de vontade dos participantes e o que a roda cultural da Batalha da Alcatéia representa enquanto movimento para a Praça, levando em conta o momento conturbado político do país, os conflitos pessoais, e, principalmente, tomando como base a premissa da roda, onde o improviso e a união servem como uma ferramenta para fazer com que as coisas deem certo.
>>>>> PROYECTO M – PATRIARCADO – 33min
Onde há patriarcado, haverá feminismo. O feminismo é um movimento de resistência contra as agressões que são impostas não apenas às mulheres, mas a qualquer indivíduo que esteja fora do heteronorma de cis-gênero e branco. Enquanto o machismo é aceito como um efeito colateral da cultura caribenha em Barranquilla, o feminismo é uma palavra forte, as pessoas a falam baixo ou com riso, e ninguém sabe onde essas feministas estão ou mesmo se elas existem. Elas existem, elas são aquela vizinha que você sempre vê recebendo amigas ou essa senhora que é professora por muitos anos. Os coletivos têm anos, participação histórica nacional e internacional, e agora estão tentando começar a ser vistas pelos mais próximos. Com esse registro do movimento, nos aproximaremos da emancipação da mulher no Caribe e no mundo, porque o machismo não é exclusividade da cultura caribenha e a cultura caribenha é muito mais que o machismo.
>>>>>> HASTA LA BRISA – 42min
É um filme de estrada híbrido entre a ficção e o documentário, realizado como TCC do curso de Imagem e Som da Ufscar, onde alunos se organizaram de forma independente para uma viagem passando por Foz do Iguaçu, Paraguai e Argentina pelo desenvolvimento da trama, onde Rafa e Alice viajam com uma kombi em busca de sua amigue, Fer, uma inspiradora artista trans não-binárie que se lançou afrontosa nessas estradas em busca de si e sem dar notícias, deixou a pátria que lhe pariu e traiu, suas tantas amizades e algumas das muitas violências cotidianas vividas por corpas, sexualidades, culturas e identidades dissidentes, passando pelos lugares de resistências culturais e lgbtqia+ da América-Latina.
Entrada gratuita.
Classificação indicativa: 10 anos.
Página do evento: