Oficina – Cartilha da Cidade / Oficinas Urbanas – SNCT 2019

Horários:
Responsável: IAU-USP
Local: Sesc São Carlos

Resumo: O objetivo central do projeto Cartilha da Cidade / Oficinas Urbanas é discutir e revelar a cidade, seus recursos e serviços, bem como seu funcionamento e práticas, prioritariamente, aos alunos de escolas públicas e de escolas de arquitetura, mas, também, para os moradores em geral. A partir da percepção de que as cidades hoje possuem dinâmicas não satisfatórias, o projeto objetiva, através de práticas interativas, transmitir o conhecimento para que crianças e jovens, se apropriem de informações e ensinamentos relativos à cidade a fim de que construam habilidades para discuti-la apropriadamente. Nesse sentido, o projeto busca contribuir para com a formação cidadã. A expectativa é de que a criança ou jovem percebam que são importantes agentes transformadores, que cada um é uma força potencial para boas práticas e transformações. Interagindo a universidade com a sociedade, o impacto estimado é de contribuição ao aprendizado e de extensão à prática cotidiana, visando expandir o indivíduo ao pensamento competente da coletividade. As oficinas buscam, através de linguagens e meios acessíveis e interativas, jogos urbanos, trazer de forma acessível e didática temas extremamente complexos, sem o objetivo de esgotá-los, mas visando estimular o olhar mais crítico e atencioso ao ambiente urbano. As oficinas são organizadas tratando os temas urbanos de forma dinâmica e lúdica para atrair os estudantes e fomentar a discussão. A proposta seria efetuar uma oficina de aproximadamente 2h, acompanhada de exposição com 6 a 8 painéis com os temas urbanos da Cartilha da Cidade: Vegetação e Arborização; Mobiliário Urbano; Energia Elétrica; Produção de Energia e Sistemas Elétricos; Iluminação Pública; Impactos Ambientais; Mobilidade; Resíduos Sólidos; Água na Cidade; Drenagem Urbana e A água que vem dos rios.
Responsável: (IAU) Miguel Antonio Buzzar e Naiara Nunes Ribeiro – naiararibeiro@usp.br

24 24America/Sao_Paulo outubro 24America/Sao_Paulo 2019