Ciência às 19h – A Caminho de Marte

3 03America/Sao_Paulo julho 03America/Sao_Paulo 2018 às19:00 - 21:00

Dia 03/07 (terça-feira), acontece mais um “Ciência às 19h” no Instituto de Física de São Carlos – IFSC. A palestra acontece no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, junto do lançamento do livro “A Caminho de Marte”, do físico brasileiro Ivair Gontijo.

A exploração espacial é uma área cheia de incertezas, tão difícil quanto a escolha de uma profissão. Nessa palestra, o físico brasileiro Ivair Gontijo fará um relato da sua trajetória de Minas Gerais até o JPL, um dos mais sofisticados laboratórios da NASA. Durante sua missão MSL, ele foi responsável pela construção dos transmissores e receptores do radar usado na descida triunfal do Curiosity no planeta vermelho. Muitas fotos e vídeos mostrarão detalhes fascinantes dos bastidores do projeto, lançamento, e operação do mais complexo veículo robótico já enviado para outro mundo.

Serão abordados também os próximos passos na exploração de Marte. A missão  Mars 2020  está em fase de implementação e irá mandar para Marte um novo veículo para coletar amostras com possíveis traços de material orgânico e procurar evidências de vida. Estaremos, assim, dando os próximos passos em nosso caminho para colocarmos seres humanos no planeta Marte.

Embrapa Instrumentação

3 03America/Sao_Paulo julho 03America/Sao_Paulo 2018