23ª Semana USP de Arte e Cultura – São Carlos

17 17America/Sao_Paulo setembro 17America/Sao_Paulo 2018 - 23 23America/Sao_Paulo setembro 23America/Sao_Paulo 2018

A Semana de Arte e Cultura, anualmente realizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, encontra-se plenamente consolidada no calendário acadêmico da Universidade. Tal conquista deve-se não só à Resolução 4366 do Conselho de Cultura e Extensão, que a instituiu em 1997, mas, principalmente, ao caráter aglutinador das ações artísticas e culturais, que estabelecem outros parâmetros de reflexão e experiência dentro do cotidiano universitário, propiciando a ampliação de saberes a partir de um viés emancipatório, metafórico e ficcional proposto pelas ações  implementadas em todos os campi da USP.

Tradicionalmente, a Semana de Arte e Cultura ocorre no mês de setembro. Sendo assim, a 23ª edição acontecerá entre os dias 17 e 23/09/2018 no Campus de São Carlos.  Pela primeira vez, o Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão do Campus São Carlos, que é formado pelos  presidentes das Comissões de Cultura e Extensão Universitária  (EESC, IAU, ICMC,IFSC,IQSC, CDCC e PUSP), Centro Cultural (PUSP – São Carlos), CAASO e Teatro da USP, a partir de uma curadoria conjunta, escolheu o tema “Tempos Úteis”.

A perspectiva da curadoria é de que  “Tempos úteis”  propicie uma reflexão dentro da comunidade universitária, a partir de ações culturais e diversificadas linguagens artísticas,  sobre binômios tão utilizados na vida acadêmica que chegam ao ponto de se tornarem “naturais” (produtivo/improdutivo, útil/inútil, ganhar tempo/perder tempo, sucesso/fracasso). #TemposUteis propõe uma pausa, um deslocamento e um impulso para repensarmos as nossas práticas acadêmicas diárias na Universidade.

Confira a Programação

17 17America/Sao_Paulo setembro 17America/Sao_Paulo 2018