1 CLIC 12 REVELAÇÕES

15 15America/Sao_Paulo maio 15America/Sao_Paulo 2021 - 15 15America/Sao_Paulo julho 15America/Sao_Paulo 2021

Fotógrafo amador há 40 anos, Luiz Anelli ou Luiz Caju, como é conhecido na fotografia, elaborou um “jogo” em que cada fotógrafo é desafiado a escolher apenas uma foto de todo seu trabalho e responder 12 perguntas.

Em parceria com o Centro Cultural da USP São Carlos, o projeto, que recebe o nome “1 CLIC 12 REVELAÇÕES”, além de explorar o universo criativo de cada convidado, será um espaço de divulgação e valorização de grandes talentos da fotografia, muitas vezes desconhecidos do grande público.

A partir deste sábado 15/05 e ao longo dos próximos 2 meses, publicaremos a foto escolhida e a entrevista de 2 fotógrafos semanalmente, nas nossas redes sociais e no Blog Fotografia Caju.

São Carlos e a Fotografia

Em 1959 Paulo Pires (Artiste Fiap (AFIAP) de La Fédération Internationale de L’Art Photographique – sediada em Berna), reuniu um grupo de fotógrafos amadores de São Carlos e fundou o Íris Foto Grupo. A partir desse momento a cidade passou a ver a fotografia com ‘outros olhos’.

Quase 20 anos depois, São Carlos recebe, Haroldo Palo Jr., estudante de engenharia que se especializou em fotografar a natureza e durante mais de 35 anos publicou artigos e fotos em revistas, como: National Geographic e Discovery Channel, além de trabalhar junto à WWF, Fundação O Boticário de Proteção à Natureza e SOS Mata Atlântica.

A história da fotografia em São Carlos se mistura com a diversidade cultural alimentada pelos dois campi universitários (USP e UFSCar) e pelo trabalho conceitual de grandes profissionais aqui radicados.

A primeira edição do “1 CLIC 12 REVELAÇÕES” está recheada de fotógrafos de São Carlos, nesta primeira edição, homenageia o grande fotógrafo Haroldo Palo Jr.

Luiz Anelli @foto.caju

Formado em Ciências Biológicas pela UFSCar, doutor em Ciências, dedica-se à fotografia como hobby há 40 anos. Com uma vasta coleção de fotos da natureza, vem se dedicando aos retratos e às formas do corpo humano. Sempre trabalhando na divulgação e popularização da fotografia como manifestação artística, já expôs seus trabalhos e ministrou aulas e palestras sobre o tema em escolas da cidade, Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda e UFSCar.

Apoio:

Prefeitura do Campus USP de São Carlos – PUSP-SC