Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

IAU.USP em Casa – Ciclo de Palestras

15 15America/Sao_Paulo abril 15America/Sao_Paulo 2020 às15:00 - 17:00

IAU.USP em Casa – Ciclo de Palestras

15/04 15h – Live no facebook.com/iau.usp

A Peste e o Plano: o urbanismo sanitarista do Eng. Saturnino de Brito na Cidade de Santos
Prof. Carlos Roberto M. de Andrade

Na virada do século XIX para o XX epidemias grassavam em cidades brasileiras ceifando vidas e comprometendo o pleno funcionamento da sociedade e da economia na República nascente, especialmente em capitais e cidades portuárias, como Rio de Janeiro e Santos, mas também no interior, como Campinas, em São Paulo.
Em cidades sem redes de saneamento básico e com grandes áreas alagáveis, a febre amarela propagava-se através do nosso velho conhecido, o mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada, como sabemos. Tratava-se pois de fazer a água circular, evitar sua estagnação construindo redes de drenagem pluvial, mas também redes de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário, bem como dispor adequadamente o lixo urbano e melhorar as condições higiênicas das habitações, sobretudo as populares.
Se para os médicos a tarefa em situação epidêmica era tratar dos pestosos, implantando estações e regimes de quarentena, ou promovendo campanhas de vacinação, cabia aos engenheiros sanear o meio, prevenindo a ocorrência de epidemias. Foi isso que fez o Eng. Saturnino de Brito (1864-1929), saneando cerca de 40 cidades brasileiras entre fins do século XIX até seu falecimento em plena atividade. profissional. Sucede que, ao elaborar projetos de saneamento para as cidades, aplicando o sistema separador absoluto, Brito também desenhava seus planos de extensão urbana, de modo que a cidade crescesse sem comprometer o bom funcionamento das redes de saneamento. Assim, contra a peste, Brito opunha um plano geral para as cidades e propunha uma ampla legislação sanitária, criando o que. podemos chamar de urbanismo sanitarista, mas que não descuidava da dimensão estética das cidades, sob inspiração das ideias de Camillo Sitte.
Em nossa palestra apresentaremos seus projetos e planos para a Cidade de Santos, que foi o grande laboratório de suas realizações, e que redefiniram radicalmente a paisagem urbana local, marcando-a até a atualidade, com seus canais e avenidas laterais que promoverão novos locais de sociabilidade.
Como referências preliminares sugerimos o documentário “Os canais de Saturnino”, de 2010, de Carlos José de Oliveira e Madeleine Alves dos Santos, da Fundação Arquivo e Memória de Santos, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=FEnjZ-xNMyc . E também o texto de minha autoria “Uma Hygeia tropical em fins do século XIX: Santos e a estação de quarentena do Eng. Fuertes”, disponível em https://drive.google.com/a/usp.br/file/d/1-f9subnCnKmSrp9Dia-ORgzSH4C1WwHS/view?usp=sharing
____
Estamos em casa, mas estamos juntos!
#iau.usp.emcasa

Detalhes

Data:
15 15America/Sao_Paulo abril 15America/Sao_Paulo 2020
Hora:
15:00 - 17:00
Categoria de Evento: