
- Este evento já passou.
Exposição na USP – Quadros a carvão por Maria Nascimento
31 31America/Sao_Paulo julho 31America/Sao_Paulo 2017 às08:00 - 4 04America/Sao_Paulo agosto 04America/Sao_Paulo 2017 às17:00

Os monumentos, as paisagens, os ambientes e os navios que contemplam parte da história da marinha brasileira poderão ser vistos em desenhos feitos com carvão, a partir do próximo dia 31 de julho, na USP, em São Carlos. São 25 quadros que compõem a exposição Ilha das Cobras: uma joia do patrimônio histórico e artístico brasileiro no coração do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e as obras serão exibidas até o dia 4 de agosto.
Idealizada pela química e desenhista Maria Nascimento, a exposição mostra algumas das mais belas construções do Complexo Naval carioca que fica inserido na Ilha das Cobras, próximo à Praça Mauá. Entre os desenhos estão praças, hospitais, símbolos e edifícios onde foi empregada uma rica arquitetura com mais de 250 anos de história.
Um fato que torna a exposição ainda mais curiosa é que, por se tratar de uma área militar e com acesso restrito ao público, muitas das obras construídas no Complexo não são de conhecimento das pessoas. “Eu queria que todos tivessem a oportunidade de sentir a emoção que é cruzar os portões desse lugar fascinante”, conta Maria.
As obras serão expostas no Museu do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da USP e os horários para visitas são das 8h às 17h. Quem vier apreciar a exposição no primeiro dia, terá a oportunidade de acompanhar a artista desenhando com carvão na parte da manhã. No período da noite, os interessados poderão acompanhar a palestra “Empreendendo com Arte”, que ela ministrará às 19h, no anfiteatro do laboratório de ensino do SEL. Na apresentação, ela irá contar como conseguiu, por meio de sua paixão pelo desenho, transformar arte em empreendimento.
A exposição é promovida pelo Projeto Arte no Caminho, idealizado pelo SEL, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão do Campus da USP São Carlos (GCACEx).
A iniciativa visa despertar o interesse da comunidade pela arte, transformando ambientes universitários em pequenas galerias.
Veja as fotos da exposição clicando AQUI!