Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Cineclube CDCC – Programação de Março

3 03America/Sao_Paulo março 03America/Sao_Paulo 2018 às20:00 - 24 24America/Sao_Paulo março 24America/Sao_Paulo 2018 às22:00

Stephen King, o Mestre do Horror

Os filmes deste mês do Cineclube são parte da obra do famoso escritor.

Muitos concordam que 2017 pode ser considerado o ano do renascimento do cinema de horror e da redescoberta de um de seus maiores expoentes, o escritor Stephen King, de 70 anos. Foram, entre filmes e séries, nada menos que sete adaptações de obras do autor americano, incluindo o estrondoso sucesso It: A Coisa, que conquistou a marca de maior bilheteria do horror na história do cinema.

Stephen Edwin King nasceu em 1947 no pequeno estado do Maine – onde, por sinal, se passa a maior parte de suas histórias. Ganhou notoriedade em 1976, quando seu primeiro romance publicado, Carrie, foi adaptado para o cinema por Brian DePalma e a garota estranha, vítima de bullying se tornou um dos maiores clássicos do horror. A partir daí, King praticamente redefiniu os rumos do gênero, tanto na literatura quanto no cinema. Seu modo de escrever, que faz o leitor se identificar e se envolver com as personagens, assim como suas histórias fantásticas, ganharam o mundo. São mais de 70 adaptações de sua obra, incluindo os fenômenos O Iluminado (1980), Christine (1983), Louca Obsessão (1990), e It – Uma Obra Prima do Medo (1990).

O autor também tem dramas memoráveis como Conta Comigo (1986), Um Sonho de Liberdade (1994) e À Espera de Um Milagre (1999).

Felipe Augusto Hencklain

Dia 03/03 – O Iluminado

The Shining, Reino Unido/EUA, 1980, Horror, 119 minutos
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd

O escritor Jack Torrance passa por um bloqueio criativo. Ele aceita, então, um emprego de zelador no luxuoso Hotel Overlook, do qual deverá tomar conta durante o inverno, já que, devido ao rigor desta estação, o Hotel permanece fechado e completamente isolado. Esta é a situação perfeita para o escritor, que logo se muda para o Overlook com sua esposa Wendy e seu filho Danny. Jack, no entanto, ignora dois fatos, que o Hotel já foi palco de vários assassinatos e mortes, algumas envolvendo inclusive outros zeladores e que Danny é um “iluminado”, ou seja, possui dons paranormais que o permitem ver acontecimentos passados do local. A princípio, tudo corre bem para a família Torrance, mas logo o isolamento e a influência maligna do Hotel começam a transformar Jack.

Esta é, talvez, a adaptação mais controversa de um livro de Stephen King. Com direção de Stanley Kubrick, o filme é sempre citado como um dos melhores do gênero horror, devido, principalmente, à capacidade de assustar, ou no mínimo dar arrepios, com um terror bastante implícito, que foca muito mais na construção do clima do que no uso de cenas chocantes ou jump-scares.

Sucesso de crítica e de público, O Iluminado não conseguiu, no entanto, agradar o autor Stephen King, e consequentemente, vários de seus leitores, que criticam as mudanças feitas por Kubrick na história original e as atuações de Jack Nicholson, um louco desvairado, e Shelley Duvall, a típica donzela em perigo. Boa adaptação ou não, O Iluminado é, sem dúvida, um clássico do terror indispensável para fãs do cinema.

Felipe Augusto Hencklain

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Contém: Violência, insinuações de sexo
Tema: Isolamento

Dia 10/03 – Louca Obsessão

Misery, EUA, 1990, Suspense, 107 minutos
Direção: Rob Reiner
Elenco: Kathy Bates, James Caan, Richard Farnsworth

Paul Sheldon se tornou popular por escrever a série de romances baratos que leva o nome de sua protagonista, Misery. Apesar de ter ganhado muito dinheiro, Paul decide dar um fim a Misery, matando-a no final de seu último livro, e parte para o interior dos EUA para escrever o que ele chama de “livro de verdade”. No entanto, ele é apanhado por uma nevasca e sofre um grave acidente de carro. Paul é socorrido pela ex-enfermeira e fã incondicional de Sheldon e da série Misery, Annie Wilkes, que o leva para a casa dela. A mulher se mostra muito atenciosa, tomando conta dos ferimentos do escritor, afirmando que devido a nevasca, não é possível contatar o hospital. No entanto, tudo muda quando ela lê o recém-lançado livro de Misery, descobrindo que sua personagem favorita morreu. Annie, então, revela sua verdadeira personalidade, mantendo Paul como prisioneiro e torturando-o física e psicologicamente.

Louca Obsessão é uma das obras de Stephen King que podem ser chamadas de “fechadas”, ou seja, ambientadas em lugares pequenos e com poucos personagens. Nesse caso, passamos quase o tempo todo com apenas duas personagens, sem, no entanto, perder o interesse pela história. O clima é tão claustrofóbico e tenso, que podemos, nós mesmos, sentir o desespero de Paul Sheldon por estar perto de alguém tão imprevisível quanto Annie Wilkes. Esta, diga-se de passagem, é uma perfeita maluca, graças a brilhante atuação de Kathy Bates, que conseguiu romper uma antiga barreira ao se tornar a primeira a receber o Oscar de melhor atriz em um filme de terror. Após o sucesso de Louca Obsessão, Stephen King escreveu um livro especialmente para Kathy Bates, Eclipse Total, cuja adaptação foi protagonizada pela atriz mais uma vez.

Felipe Augusto Hencklain

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Contém: Conflitos psicológicos, violência, tensão atenuada
Tema: Obsessão

Dia 17/03 – Mostra de Curtas Imagem e Som UFSCar 2017

Todos os anos, estudantes do curso de Imagem e Som da UFSCar realizam curtas-metragens como trabalhos de conclusão de curso. Porém, há muitos filmes amadores sendo feitos por alunos de todos os anos! Na 1ª Mostra de Curtas Imagem e Som, vamos conferir alguns dos trabalhos mais recentes produzidos durante a graduação, desde o primeiro até o quarto ano de curso!

Após a sessão, o público poderá conversar com os autores dos vídeos em um bate-papo descontraído. Participe!

CÉU SEM COR
2017, Drama, 13 minutos, Livre
Após um acidente, o artista plástico Roberto passa a ver o mundo em preto e branco, por dentro e por fora. Entre desenhos e trilhos, ele encontrará Thereza que o levará a andar na contramão, de volta à felicidade.

 

 

 

 

 

 

RECLUSO
2017, Drama, 14 minutos, 12 anos
Júlio experiencia o ócio enquanto acreditava estar sozinho em seu apartamento.

 

 

 

 

 

 

 

EM NOME DO PAI
2017, Drama, 8 minutos, 12 anos
Três irmãos precisam ocultar um segredo horrível antes que a mãe dos mesmos chegue em casa.

 

 

 

 

 

 

 

O HOMEM DO SACO
2017, Terror/Suspense, 24 minutos, 14 anos
Numa pequena e isolada cidade do interior, um rapaz precisa buscar seu irmão caçula enquanto sua mãe está fora a trabalho. Com o Homem do Saco à espreita e uma criança desaparecida, manter seu irmão a salvo não será fácil.

 

 

 

 

 

 

 

IMPULSO
2017, Drama, 10 minutos
O término do namoro de um casal revela atitudes que podem ter consequências graves para ambos.

 

 

 

 

 

 

 

DE PASSAGEM
2017, Animação, 14 minutos, Livre
Um homem, insatisfeito com sua própria vida, se imagina vivendo cada dia na pele de um estranho diferente. O hábito foge do controle quando, um dia, ele encontra algo em uma dessas vidas que não tinha encontrado em nenhuma outra.

 

 

 

 

 

 

 

A REPÚBLICA
2017, Found Footage, Suspense/Comédia, 30 minutos, 14 anos
Cinco amigos universitários alugam uma casa com o intuito de montarem uma república. Mal sabem eles, mas a casa é mal-assombrada. Antigamente, era utilizada como centro para rituais de uma seita. Fatos estranhos acontecem diariamente no interior da casa, e um dos moradores desaparece.

 

 

 

 

 

Poster Além das Estrelas
ALÉM DAS ESTRELAS
2017, Live Action/Animação, 17 minutos, Livre
Ana tem muita pressa em terminar sua receita de bolo. Entre um ingrediente e outro, a jovem lida com memórias da infância, como a perda dos pais e os desafios de uma vida adulta na qual é responsável por sua avó, já bem idosa.
Indicado ao prêmio de melhor trilha sonora original para curtas no Fimucité, Festival Internacional de Música de Cine de Tenerife (Espanha, 2017), seleção oficial da Mostra de Cinema Universitário de Curitiba (2017) e da Mostra Audiovisual de Cambuquira (2017) além de integrar a filmoteca da Bogoshots Film Festival, dentro do 15º Bogotá Short Film Festival (Colômbia, 2017).

 

 

 

 

Dia 24/03 – Um Sonho de Liberdade

The Shawshank Redemption, EUA, 1994, Drama, 142 minutos
Direção: Frank Darabont
Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton

Na Prisão Estadual de Shawshank, todos os presos são inocentes, ao menos é o que eles dizem. Mas um deles é diferente. Andy Dufresne era um jovem banqueiro de sucesso quando foi condenado a duas prisões perpétuas pelas mortes de sua mulher e do amante dela. No tribunal, ele afirmou que pretendia matá-los, mas desistira da ideia no meio do caminho e se livrara da arma. Com todas as provas contra ele, Andy é mandado para Shawshank, prisão disciplinada por guardas violentos e dirigida pelo religioso hipócrita Samuel Norton. O ex-banqueiro rapidamente faz amizade com Red, um preso que faz contrabando de objetos não perigosos para dentro da prisão. Com penas tão longas, os prisioneiros de Shawshank se acostumam e até começam a gostar do lugar, mas Andy é diferente, fazendo tudo que está ao seu alcance para mostrar que a liberdade e a esperança não podem ser esquecidas.

Considerada por alguns críticos como um dos melhores filmes americanos já feitos, a história de Andy Dufresne é uma ode à liberdade. Os personagens, mesmo os coadjuvantes como o velho Brooks, são tão bem construídos que nos apegamos a ponto de nos colocarmos nos lugares deles. O filme consegue transmitir o sentimento de institucionalização, do passar dos anos perdidos em uma prisão.

Um Sonho de Liberdade é baseado em um conto de Stephen King chamado Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank. Conhecido como Mestre do Terror, o autor mostra que também sabe fazer dramas muito bem. O longa foi indicado a sete Oscars, mas não levou nenhum, uma das maiores injustiças cometidas pela Academia. Frank Darabont e Stephen King refizeram a parceria em outro filme de temática parecida, À Espera de Um Milagre.

Felipe Augusto Hencklain

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS
Contém: Violência
Tema: Encarceramento

Detalhes

Início:
3 03America/Sao_Paulo março 03America/Sao_Paulo 2018 às20:00
Final:
24 24America/Sao_Paulo março 24America/Sao_Paulo 2018 às22:00
Categorias de Evento:
,

Local

Cineclube CDCC
Rua Nove de Julho, 1227 - Centro
São Carlos, São Paulo Brasil
+ Google Map
Telefone:
(16) 3373-9772
Website:
braz@cdcc.usp.br