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XXI Circuito TUSP de Teatro
25 25America/Sao_Paulo setembro 25America/Sao_Paulo 2024 às20:00 - 27 27America/Sao_Paulo setembro 27America/Sao_Paulo 2024 às21:00

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Sacarose | Livre | 60 min.
São Carlos: 25/09, qua 20h
Em Sacarose, Edu Rosa realiza um cruzamento entre suas memórias pessoais e as memórias históricas do Brasil. O artista é oriundo de uma família de migrantes nordestinos que vieram para o interior paulista para trabalhar nas usinas açucareiras da região. Durante sua infância e adolescência, ele testemunhou os abusos trabalhistas estabelecidos entre as usinas e seus familiares, ex-boias-frias.
A peça opera no limite entre realidade e ficção, fazendo uso de depoimentos dos familiares do artista em contraste à figura de um narrador que busca trazer para a cena a discussão sobre vestígios de nosso passado colonial que se mantém em vigência no tempo presente. A dramaturgia do espetáculo foi selecionada no 1º edital das DRAMATURGIAS EM PROCESSO do TUSP (2021).
Direção, Dramaturgia e Performance: Edu Rosa | Produção: Luciana Venâncio (Movicena Produções) | Assistência de Direção: Gustavo Braunstein | Sonoplastia: Heloísa Badu | Iluminação: Marina Meyer | Figurino: Ângela Sauerbronn | Cenário: Edu Rosa e Gustavo Braunstein | Montagem e operação audiovisual: Juliana Yurk | Assistente de iluminação: Hellen Nicolau
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Ópera Febril | 75 min. | 14 anos
São Carlos: 27/09, sex 20h
Ópera febril mergulha na essência do trabalho, desde a sociedade fabril até os dias atuais, explorando suas nuances e desafios contemporâneos.
A encenação nos transporta por dois momentos cruciais na evolução da exploração do trabalho para aqueles que não detém os meios de produção. Primeiramente, somos levados ao cerne da fábrica, uma instituição que simboliza condições de trabalho dúbias, com alta demanda de produtividade e poucas seguridades, além de um sistema opressivo. Em outro momento, questiona-se a ideia dissimuladamente libertária do “patrão de si mesmo”, onde a voz interna do trabalhador o persuade a se entregar totalmente ao trabalho, sacrificando seu bem mais precioso: o tempo. A peça é uma reflexão intensa sobre a natureza do trabalho e sua transformação ao longo do tempo, destacando os dilemas e as complexidades que permeiam nossa relação com o labor. Para tanto, leituras filosóficas – como as de Byung Chul-Han – sobre a sociedade contemporânea promovem um pano de fundo para a discussão performática e documental que enlaçam o local e o global, o passado e o presente, e a permanente exploração dos trabalhadores.
Diretor: Marcelo Soler | Codiretor: André Ravasco | Dramaturgista: Caren Ruaro, em processo colaborativo com o grupo | Consultor em dramaturgia: Luís Alberto de Abreu | Atuadores/documentaristas/
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Três pratos de trigo para três palhaces tristes | 12 anos | 50 min.
São Carlos: 26/09, qui 20h
A palhaça Tatah e os palhaços Astolfo e Orelhão revelam os bastidores do grande espetáculo da Trupe Tópatu. No camarim, longe dos holofotes, o que vemos são três tristes figuras que convivem com o cansaço, a exaustão e a possibilidade de felicidade cada vez mais distante. Até que certo dia um acontecimento inesperado pode alterar suas rotinas.
Direção: Gabriel Bodstein | Dramaturgia: Gabriel Bodstein e Trupe Tópatu | Dramaturgismo: Bruno Garbuio | Direção musical: Alexandre Scarpelli | Elenco: Bruno Garbuio (Palhaço Orelhão), Dani Busatto (Palhaça Tatah), Marcel Fatibello (Palhaço Astolfo) | Produção: Bruno Garbuio e Ana Garbuio | Figurinos: Dani Busatto | Cenografia: Anny Lemmos | Concepção de iluminação: Iratã Campos | Iluminador: Iratã Campos | Sonoplastas: Alexandre Scarpelli e Nádia Stevanato
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São Carlos
SALA TUSP no Centro Cultural da USP São Carlos | Av Carlos Botelho, 1465 – Centro | Campus USP São Carlos
Sempre às 20h
Mais informações: instagram.com/tuspdesanca/
Por TUSP.
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